Voltar

Notícias

14
ago
2016
(INTERNACIONAL)
Preços de madeira serrada na Áustria e na Alemanha caíram para seus níveis mais baixos

Os  preços da madeira serrada de madeira macia, tanto na Áustria como na Alemanha têm estado em declínio constante durante cerca de dois anos e no 1T / 16 tendo atingindo o seu nível mais baixo desde 2006 (em termos de dólares norte-americanos), de acordo com o Resource Quarterly Wood (WRQ).

Apesar das recentes quedas de preços, as serrarias nos dois países têm alguns dos mais altos custos da madeira na Europa. Os altos custos para madeira serrada de origem nacional têm impulsionado as serrarias para cada vez mais procurarem nos países vizinhos a matéria-prima onde os preços da toras são mais baixos. A Alemanha e a Áustria são os segundo e terceiro maiores importadores de toras de madeira macia no mundo e a Alemanha em particular, aumentou a importação substancialmente nos últimos cinco anos. Em 2008, a Alemanha foi, na verdade, um exportador de toras de cerca de 1,6 milhões de m3, mas o fluxo de toras, desde então, virou-se e o país passou a importador de 5,4 milhões de m3 em 2015. Os principais países fornecedores em 2015 e no início de 2016 tem sido a República Checa, Polônia, Noruega e Estônia.

A Áustria importou pouco mais de 6,5 milhões de m3 de toras de madeira macia em 2015 e está a caminho de chegar mais perto de 7,5 milhões de m3 em 2016. Três países fornecem cerca de 85% do volume das importações:  República Checa, Alemanha e Eslovênia. As maiores mudanças no abastecimento ao longo dos últimos dez anos têm sido a redução acentuada na importação da Alemanha, enquanto as importações eslovenos têm subido de 180.000 m3 em 2006 para 1,2 milhões de m3 em 2015.

A maioria das importações são madeira serrada para a indústria da madeira serrada doméstica, muitas vezes a um custo menor do que os preços praticados no mercado interno, de acordo com a WRQ (www.woodprices.com). No entanto, algumas fábricas austríacas de celulose também importaam volumes de madeira, predominantemente da Eslovénia, para complementar as toras para celulose de origem local e as lascas de madeira. Da mesma forma que os preços toras para celulose do mercado interno, os preços das importações também caíram nos últimos anos, de aproximadamente US $ 90 / m3 em 2011 para US $ 60 / m3 em 2016.

O relatório de madeira serrada europeia, toras para celulose e mercado para celulose está incluído nas 52 páginas da publicação trimestral do WRQ. O relatório, que foi criado em 1988 e tem assinantes em mais de 30 países, tem faixas de preços para madeira serrada, madeira para celulose, madeira serrada e pellets, o comércio e a evolução do mercado na maioria das regiões-chave em todo o mundo. Para assinar o WRQ, acesse www.woodprices.com

Fonte: Woodprices

ITTO Sindimadeira_rs