Voltar

Notícias

12
ago
2016
(SILVICULTURA)
Criados em Chaco os primeiros eucaliptos transgênicos na Argentina

A Escola de Jardinagem 13 conseguiu criar no seu Centro de Biotecnologia o primeiro eucalipto transgênico no país. A tecnologia necessária para o desenvolvido do clone é uma fonte inesgotável de recursos para a indústria florestal.

O avanço foi alcançado na Escola de Jardinagem 13 e no Centro de Biotecnologia, que opera dentro dela, com o apoio financeiro do Ministério da Indústria. O genótipo "micropropagadas" é resistente à seca, pragas e cresce sempre com maior vigor. Os protocolos podem ser aplicados a outras espécies nativas, como alfarrobeiras, quebracho, coroa de espinhos ou guayaibí.

Conforme relatado no DarioNorte, estas árvores de eucalipto foram transformadas com genes que lhes permitem ser resistente à seca, pragas comuns e também crescer mais rapidamente. Multiplique o poder de clonagem para "micropropafarlos" abre-se para a província uma fonte inesgotável de recursos para a indústria florestal.

Estes avanços tecnológicos, em parte surgiram de um acordo de cooperação entre a Escola de Jardinagem e do Ministério da Indústria. Há outros avanços tecnológicos já alcançados na escola, como soja resistente à seca, também com grande potencial no mercado de alimentos industrial. E outros no processo, como o algodão que suporta o "stress hídrico" e árvores nativas melhoradas como o eucalipto.

"Nós assinamos um acordo com o qual se procurará melhorar os recursos produtivos. O eixo principal da estratégia industrial que se aplicam ao Ministério é o valor agregado na origem, mas se queremos continuar a crescer e transformar matérias-primas em cadeias de valor industriais, precisamos melhorar os recursos produtivos ", disse Gustavo Ferrer, do Ministério da Indústria

"O progresso é muito importante. Temos conseguido desenvolvimentos em todas as cadeias que nos temos proposto, tanto de algodão e soja, milho, suprimentos para o ciclo florestal e contra grandes obstáculos, tais como estresse hídrico. Falamos de estudos, desenvolvimentos e protocolos muito avançadas.", disse o ministro.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs