Notícias
Marcado para os dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, o evento já é considerado um dos mais completos do setor no ano
Nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, o município de Eunápolis, na Bahia, será a capital brasileira da indústria de base florestal. Idealizada pela Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e do Extremo Sul da Bahia (Aspex), com a organização do Painel Florestal, será realizado o 1º Aspex Bahia Florestal. No evento haverá mostra de produtos e serviços, palestras repletas de novidades, visita técnica à Veracel e um inédito workshop jurídico para o setor florestal.
O primeiro dia do Aspex Bahia Florestal será voltado para o segmento de máquinas e equipamentos florestais, com a participação da Ponsse. No dia 1º de setembro, o Aspex Bahia Florestal se voltará para a indústria da celulose na ótica dos pequenos produtores, além de temas latentes como certificação florestal com as novidades para o produtor, irrigação, técnicas de integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF), cuidados com pragas, investimentos em outras espécies florestais de alto valor, planejamento florestal e uma análise das novas perspectivas para o setor, seguido por um workshop jurídico florestal.
Já no dia 2 de setembro, a Aspex fará uma mostra de produtos florestais, além de uma visita à fábrica da Veracel, passando pelo viveiro, passeando por florestas certificadas e mostrando o processo de fabricação da celulose. Na fábrica da Veracel haverá um almoço para os participantes do evento, que já tem empresas de peso confirmadas, como a Ponsse, 2Tree Consultoria, Ibio, Veracel, Pessin Gestão de Pessoas, R Solutions, Cad Treinamentos, além da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (Abaf).
A Bahia tem 95 empresas do setor que, juntas, têm um plantio de 670 mil hectares florestas plantadas, o quinto maior plantio do País. De acordo com os dados da Abaf e Aspex, o setor florestal gera 320 mil empregos diretos e indiretos e o Estado tem, hoje, 80% de suas florestas plantadas certificadas, o que dá uma área de 480 mil hectares nas formas de reserva legal, áreas de preservação permanente e (APP) e reservas particulares do patrimônio natural.
Serviço: Inscrições no site www.aspexbahiaflorestal.com.br
Fonte: Painel Florestal - Elias Luz
Notícias em destaque





