Notícias
Com o intuito de aprimorar a gestão da colheita do eucalipto, a unidade da Fibria em Jacareí (SP) iniciou a implementação do Apontamento Eletrônico. O sistema automatiza a transmissão de dados da colheita, permite o acompanhamento remoto das atividades e traz ganhos qualitativos para o desempenho operacional.
No campo, com o auxílio de um computador de bordo, os operadores de máquinas florestais registram todas as atividades desenvolvidas, como a produção da colheita, o desempenho da máquina e possíveis eventualidades. “Por meio dessa tecnologia, os operadores qualificaram seu tempo de trabalho, o que antes era realizado em planilhas de papel e, posteriormente digitalizado para a confecção de relatórios, agora é automatizado”, diz o gerente de Colheita da Fibria, Luiz Sergio Coelho Cerqueira Filho.
Onde há cobertura de internet via wi-fi, ou rádio digital, os dados são enviados da máquina florestal diretamente para o sistema de integração de dados. Nos locais onde não há cobertura de internet, os dados da máquina florestal são armazenados em um smartphone e transmitidos posteriormente, assim que adentra uma área com cobertura de internet.
Este é um dos desenvolvimentos de novas aplicações tecnológicas, que fazem parte do Programa SMART Forest (Floresta Inteligente), um planejamento estratégico que propõe novas soluções de tecnologia e funcionalidades para as atividades da operação florestal da Fibria. “A automatização da gestão de produção de colheita e a unificação da transmissão de dados garante ganhos na qualidade e no desempenho, destacando ainda mais o posicionamento competitivo da Fibria no mercado mundial de celulose de eucalipto”, explica Marcos Cesar Passos Wichert, gerente de Desenvolvimento Operacional da Fibria.
O uso dessa tecnologia permite o acompanhamento profissional de cada operador, mesmo à distância. O sistema é de fato uma inovação, pois simplifica as etapas de coleta, envio e análise das informações. Isso agrega um ganho de tempo para a tomada de decisões, refletindo em aumento de produtividade e uma melhor qualidade do rendimento profissional,
Além de ser desenvolvido para a Unidade Jacareí, o novo sistema de apontamento eletrônico também será aplicado às operações da Fibria, nas unidades localizadas em Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS). Pois o uso, desse sistema faz parte da iniciativa estratégica da empresa, que está implementando uma visão de cinco anos para elevar o patamar tecnológico das operações florestais resultando em uma melhor gestão dos dados.
Fonte: CeluloseOnline
Notícias em destaque





