Notícias
Ocorreu dia24 de junho, na fazenda Jaó, o 2º Dia de Campo CS. Em um local acolhedor, diversos pecuaristas e produtores rurais buscaram conhecimento, além de bons negócios. Leda Garcia, idealizadora desse evento e também diretora do Sindicato Rural de Três Lagoas, disse que durante vinte anos a família fez leilões, todavia, a ideia agora é comercializar os animais na fazenda.
“No ano passado fizemos o primeiro Dia de Campo e foi muito produtivo. Mostramos animais e agregamos informações. Aqui temos diversas palestras e preciosos conteúdos. Quem é pecuarista, trabalha com cria, seleciona e recria, tem sempre que estar pronto para saber das novidades, as alternativas, pastagens, entre outras informações. O agronegócio carrega o País”, reforça.
Autoridades
Fernando Sampaio, diretor da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne; Lucas Galvan – diretor executivo do Sistema Famasul, Maurício Saito – presidente da Famasul; Adriano Garcia – Gerente ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu; e Cleber Oliveira Soares – chefe geral da Embrapa Gado de Corte, participaram do evento.
Para o presidente da Famasul, Maurício Saito, “esse é um momento muito importante para a Famasul em poder participar desse Dia de Campo. O lado empreendedor que estamos vendo aqui é fundamental. São pessoas com um discurso alinhado. A família já passou pela direção do Sindicato Rural. Precisamos ter coragem e dedicação no Sistema Sindical, e eles mostraram e estão mostrando que tem”, contribui.
Já para o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira, “é uma evento com pessoas de referência. Estou feliz em participar desse momento e poder contribuir”, reforça.
Palestras
Duas palestras foram ministradas durante o segundo Dia de Campo. A primeira foi sobre “desafios e oportunidades para maximizar a produtividade e o lucro na pecuária de corte explorada em pasto”. Ministrada por Adilson de Paula Almeida Aguiar, zootecnista, professor, pesquisador e coordenador de cursos de pós-graduação na FAZU – Uberaba, o palestrante é consultor de projetos de pecuária de corte e de leite da CONSUPEC – Consultoria e Planejamento Pecuário.
Adilson abordou questões de planejamento para o sucesso de uma fazenda. “Temos que criar ferramentas de controle para saber se estamos corretos ou não. Saber de custos é fundamental, além de tecnologias de pastagens, desempenho do animal, sanidade, suplementação, entre outros fatores”, finaliza.
A segunda palestra foi com o médico veterinário Adriano Garcia. O palestrante é gerente da ABCZ – ETR/CGR, supervisor do PMGZ – MS e o tema da palestra foi “evolução genética da seleção CS – Nelore e Guzerá. Apresentação dos resultados da prova de ganho de peso e pasto das raças Nelore e Guzerá”.
“Em 55 anos de seleção, temos diversas características reprodutivas. Sempre o rebanho está em evolução e aqui, já estamos quase que igualando com a média nacional. Na CS, 64,8 % das novilhas Guzerá estão classificadas como Elite e Superior”, explica Adriano.
Sala de Troféus
A família Garcia aproveitou o Dia de Campo e uma sala de troféus foi inaugurada recebendo o nome de “Claudio Totó”. Leda Garcia reuniu seus familiares e o discurso se baseou em muita emoção. “Toda essa história precisa ser conhecida, contada e valorizada. Uma história que começou e envolveu três gerações. Cada um na sua vez fez muito bem a sua parte e disso me orgulho, juntamente com meus irmãos. Sempre pautando no conhecimento, na informação, nas amizades verdadeiras e muito trabalho, meu pai avançou ainda mais quando iniciou sua criação e seleção de animais P.O, sua seleção Nelore CS que completa 55 anos. Lembrando que meu pai foi o primeiro, junto com o compadre O.T a iniciar inseminação artificial na região e foi o pioneiro em 1986 com um leilão de vacas P.O. Por isso pai, você é o merecedor dessa homenagem”.
Após o descerramento da placa, Claudio Totó, em breves palavras diz que “tenho que agradecer a todos, em especial minha família e funcionários que participam das nossas atividades e principalmente os que cuidam do gado diariamente. Os empreiteiros terminaram a obra em tempo recorde, isso nos orgulha muito. Obrigado”, finaliza.
Após o evento, houve a apresentação dos animais ganhadores da PGP e apresentação de alguns exemplares da seleção CS.
Fonte: Arcomunicação
Notícias em destaque





