Notícias
O comércio global de madeira macia subiu 20% no 1T / 16 com preços crescentes na América do Norte, Europa e Ásia, informa a Resource Quarterly Madeira
O comércio global de madeira macia madeira chegou ao ponto mais alto em 2015 quando, de acordo com estimativas do WRI, 118 milhões de m3 foram comercializados internacionalmente. Este ano iniciou com volumes ainda maiores a serem comercializados em todo o mundo; no primeiro trimestre foram embarcados aproximadamente 20% a mais do que o primeiro trimestre de 2015, de acordo com o Resource Quarterly Wood (WRQ). Todos os países da "lista de importação top-10" aumentaram a sua importação de madeira serrada durante os primeiros meses deste ano, com as maiores mudanças dos volumes de importação, sendo os EUA, China e Egito.
O que segue é um trecho da atualização Global Lumber Mercado da edição mais recente do Quarterly Resource Wood (www.woodprices.com):
América do Norte
Houveram notícias otimistas sobre o mercado de madeira dos Estados Unidos nos primeiros meses de 2016; a habitação em março foi o mais alto para esse mês desde 2007, o consumo de madeira no início de 2016 foi 14% superior ao mesmo período de 2015, as importações da madeira serrada de janeiro a abril aumentaram 42% em relação ao início de 2015, e os preços da madeira serrada em maio atingiru o seu nível mais alto em mais de um ano. Apesar do aumento da demanda de madeira do mercado interno, a produção de madeira na costa Oeste dos EUA, na verdade, caiu cerca de quatro por cento durante os primeiros quatro meses deste ano.
A produção canadense foi acentuadamente mais elevada durante os primeiros três meses de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015, com um aumento de 19% nas províncias orientais e oito por cento em British Columbia.
Norte da Europa
Os países nórdicos aumentaram os volumes de madeira serrada para exportação tanto em 2014 e 2015, e a tendência continuou no início de 2016 com embarques durante os dois primeiros meses sendo até nove por cento para a Suécia e 14% para a Finlândia.
Com a fraca demanda da madeira serrada na Europa, os mercados asiáticos e africanos receberam grandes volumes de madeira nórdica até agora este ano, em comparação ao início de 2015. Embora os EUA tenha aumentado a importação total de madeira em até 44% durante o primeiro trimestre deste ano, a Suécia vende apenas seis por cento a mais do que no primeiro trimestre de 2015 e as serrarias finlandêsas não exportaram madeira.
China
A Importação de madeira para a China dos dois maiores países fornecedores, Rússia e Canadá, foram de 33% e 4% superior, respectivamente, durante os primeiros quatro meses de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. Os embarques predominantemente de pinheiros da Rússia subiram substancialmente no ano passado com entregas em abril deste ano 1,1 milhões de m3, em comparação com 820.000 m3 em abril de 2015, relata o WRQ. Apesar da significativa depreciação do rublo em 2015 e 2016, os preços da madeira canadense têm realmente caído mais rápido do que os preços da madeira serrada da Rússia em termos de dólares americanos.
Japão
O início das estruturas de casas 2x4 no Japão a demanda de madera serrada subiu 3% no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo trimestre de 2015. O aumento deve-se tanto pelo aumento da produção de serrarias do país como pelo aumento da importação. No primeiro trimestre de 2016, os volumes de importação aumentaram 12% ano-sobre-ano, em particular com envios da Finlândia, Suécia e Áustria.
Rússia
A exportação de madeira da Rússia tem caído por dois trimestres consecutivos, os embarques no 1T / 16 sendo quase 10% menor do que no 3T / 15, mas seis por cento maior do que no 1T / 15. A maior parte da queda recente tem sido nos embarques para os países da CEI, incluindo Uzbequistão, Azerbaijão e ao Tajiquistão, mas o comércio com o Egito e alguns países europeus também foram para baixo. Os preços da exportação caíram de forma bastante substancial em termos de dólares nos últimos dois anos, ao mesmo tempo, como valores em termos rublo estavam perto de registrar níveis elevados no 1T / 16.
A madeira serrada, sawlog e de mercado para celulose estão incluídos no Comunicação global, são 52 páginas de publicação trimestral da Madeira Resource Quarterly (WRQ). O relatório, que foi criada em 1988 e tem assinantes em mais de 30 países, com tópicos sobre madeira serrada, madeira para celulose, madeira serrada e preço de pellets, o comércio e a evolução do mercado na maioria das regiões-chave em todo o mundo. Para assinar o WRQ, acesse www.woodprices.com
Informações de contato
Madeira Resources International LLC
Hakan Ekstrom
Seattle, EUA
info@woodprices.com
www.woodprices.com
Fonte: Wood Resources International LLC
Notícias em destaque





