Notícias
O Norte da África e o Oriente Médio tornaram-se um importante destino para a madeira produzida na Europa nos últimos dez anos. Em 2015, os principais fluxos comerciais foram dos países nórdicos e da Rússia para o Egito, Arábia Saudita e Argélia, relata o Resource Quarterly Wood (WRQ).
Os volumes de importação para essa região aumentaram praticamente todos os anos durante o período da última década que antecedeu a revolução egípcia em 2013, quando os embarques para o Egito caiu em 15%. Quando a situação política estabilizou no Egito, praticamente todos os países da região expandiram sua importação de madeira serrada. De 2013 a 2015, o volume total de importação para a região subiu 26%, atingindo mais de 11 milhões de m³ em 2015, de acordo com a última edição da Resource Quarterly Wood (WRQ).
O Egito é claramente o destino dominante para a madeira serrada, respondendo por 45% do total das importações, seguido pela Argélia e Arábia Saudita. A Argélia é o mercado que mais tem crescido nos últimos cinco anos com o dobro do seu volume de importação.Finlândia, Suécia e Rússia são os três países fornecedores dominantes para a região, representando em conjunto 73% de toda a madeira enviada a região em 2015. Outros grandes fornecedores na Europa incluem a Roménia e a Eslováquia, enquanto os embarques de América do Norte e na América Latina ainda representam uma parcela muito pequena.
Os preços para a madeira serrada exportada para o Egito a partir dos dois principais países fornecedores Finlândia e na Suécia diminuíram de forma substancial nos últimos dois anos. O preço médio caiu mais de 50% desde 2014. O aumento de baixo custo da madeira serrada da Rússia no mercado egípcio tem empurrado os preços para baixo mais no Egito do que na Argélia e Arábia Saudita, onde exportadores de madeira russas ainda não tem uma presença.
Fonte: www.woodprices.com
Notícias em destaque





