Notícias
Falta de mão de obra especializada, escala relativamente reduzida e questões culturais são temas que ainda precisam ser superados
Palestrantes defendem uso maior da madeira na construção civil
O primeiro painel de debates do Madeira 2016, que acontece nessa quinta, 16 e sexta, 17, em Palmas (TO), tratou do uso de madeira certificada na construção civil.
Carlos Mariotti, responsável pela área de política industrial , pisos e laminados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), apresentou as características dos pisos laminados. Fernanda Vaz, analista de desenvolvimento do FSC Brasil, explicou os critérios de certificação adotados para madeira destinada à construção civil.
O engenheiro Rafael Andrade, da empresa TecVerde, mostrou o sistema construtivo baseado em perfis de laminados de madeira (woodframe). A empresa já possui mais de 85 mil metros quadrados construídos no Brasil.
Ricardo Carvalho de Moura, diretor comercial da Plantar, apresentou o case Amaru com sistema construtivo baseado em madeira roliça.
Com moderação do diretor florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, a primeira pergunta veio de João Pontes, da John Deere, questionando sobre as ações de comunicação e divulgação dessas empresas em favor do uso da madeira.
Rafael explicou que está conseguindo mostrar para a sociedade através dos resultados das próprias construções. Ricardo e Carlos assumiram uma 'mea culpa' entendendo que há muito por fazer.
"Estamos, pouco a pouco, ganhando visibilidade e reconhecimento da sociedade. Em breve, esperamos ter políticas públicas que favoreçam o uso da madeira nos sistemas construtivos", comentou Mariotti.
O fato é que o uso de madeira ainda é incipiente na construção civil. Desafios como falta de mão de obra especializada, escala relativamente reduzida e questões culturais são temas que ainda precisam ser superados.
Fonte: Painel Florestal
Notícias em destaque





