Notícias
A Fibria investe constantemente em novas tecnologias para suas operações florestais, buscando cada vez mais excelência operacional e ganho em produtividade. Sendo uma das pioneiras no setor, a iniciativa mais recente foi a instalação do sistema GPS nos Harvesters, máquinas utilizadas para colher e descascar o eucalipto no campo.
Os operadores utilizavam mapas impressos com as informações geográficas que os orientavam para realizar suas atividades. Reforçando a preocupação com a melhoria contínua de seus processos, a Fibria acoplou o sistema de GPS a essas máquinas para oferecer mais segurança ao operador ao possibilitar precisão de sua localização quando em deslocamento no talhão e também para melhorar o planejamento das atividades, visando redução de paradas na colheita.
"O GPS funciona por meio de um software chamado Timbernavi. Assim que o operador liga o equipamento, visualiza o mapa digital e consegue identificar as características das áreas em sua volta, planejando seu deslocamento com mais rapidez e de forma muito mais assertiva. O benefício de utilizar a tecnologia como aliada às nossas atividades é para todos: operação e empregados", afirma Luiz Sérgio Coelho Cerqueira Filho, gerente de colheita da Fibria para o Estado de São Paulo.
Para o operador de máquina Paulo César Aquino, os benefícios vão além. "O GPS nos garante mais segurança, apontando as áreas em declive e de conservação, por exemplo. Como a operação de colheita trabalha 24 horas, facilitou a localização das áreas demarcadas, principalmente no período noturno", ressalta Paulo César.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso.
A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br
Fonte: Painel Florestal
Notícias em destaque





