Voltar

Notícias

26
abr
2016
(GERAL)
Seringueiros pedem reajuste da alíquota de importação do produto

Em ano com expectativa de boa safra, produtores de borracha querem aumento na alíquota de importação do produto e também o reajuste do preço mínimo

O Brasil produz cerca de 300 mil toneladas de borracha por safra. Mais da metade do látex consumido no país é importado da Ásia. Por isso, os produtores brasileiros querem o aumento da alíquota de importação, de 4% para 35%.

Na região de São José do Rio Preto, o látex sai do seringal valendo em média R$ 2 o quilo, que é o preço mínimo estipulado pelo governo. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor), Fabio Magrini, diz que o setor pede reajuste do valor atual para R$ 2,50.

Seringueira

A seringueira é nativa da Amazônia, mas hoje em dia São Paulo é o principal produtor de borracha natural do país. A safra que vai até agosto, promete ser muito boa nos seringais paulistas.

O investimento no seringal é de longo prazo. Leva sete anos para começar a produzir o látex e as árvores tem vida útil de 40 anos. Depois a madeira da seringueira é usada nas caldeiras das indústrias. Os produtores querem que a madeira da seringueira também seja usada na fabricação de móveis, o que vai proporcionar um produto com maior valor agregado.

Fonte: Canal do Produtor

ITTO Sindimadeira_rs

Notícias em destaque