Voltar

Notícias

07
abr
2016
()
Em maio acontece o 4° Fórum Ambiental e Florestal

O 4° Fórum Ambiental e Florestal traz a Juiz de Fora – MG, nos dias 06 e 07 de maio 2016 executivos e especialistas de referência internacional para debater sobre as práticas, as últimas tendências, as mais recentes tecnologias e modelos de gestão sustentável.

Florestas Plantadas

Dia de Campo com Deodato Costa da VSC – Vertical Sustentabilidade Comercial será realizado com os seguintes temas: Valorização da madeira através do manejo florestal; Otimização Florestal – Produtores Florestais Independentes; Cubagem de madeira.

Com o preço da madeira fina em baixa no Estado de Minas Gerais, mercado composto basicamente pela lenha e carvão, o Dia de Campo pretende apoiar o manejo das florestas para a obtenção de produtos de maior valor agregado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Hoje o mercado florestal brasileiro para madeira fina presencia bons preços nas cadeias produtivas da celulose, no papel e na agricultura, onde é utilizada no processo de secagem e armazenamento de grãos.

Destoando dessa realidade, a cadeia produtiva da siderurgia, predominante no estado de MG, atravessa um período de desvalorização, impulsionada pela queda nas exportações do minério de ferro e do aço e, por conseqüência, desvalorizando o preço local da madeira.                                                                                                                                                                                                                   

Dessa forma, o Dia de Campo tem a proposta de ajudar os produtores florestais da região a buscar novos mercados através do manejo florestal e a obtenção de um produto diferenciado e com maior valor agregado, como podemos citar: paletes, réguas, engradamento de telhado, portas, janelas, madeira tratada, móveis, moirões, postes, (...) ou seja, o aproveitamento da madeira roliça e serrada em diversos segmentos.

Nesse contexto se encaixa o tema da palestra de Jonathan Ribas da Mill Indústrias sobre Serrarias de Florestas Renováveis de classe de diâmetro  13 e a 23 cm.

Desenvolvimento Sustentável

Palestras com:

Fabio Prezoto – UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Agro ecosistemas e o serviço ecológico dos insetos na Sustentabilidade do Planeta;

Rafael Bitante – SOS Mata Atlântica Iniciativas para Conservação e Restauração da Mata Atlântica;

Afrânio Augusto Guimarâes - Minhobox Reciclagem de Resíduos Orgânicos Através da Minhocultura;

Nicia Mafra – Lenum Ambiental Logística Reversa - Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Pós-Consumo;Para mais informações acesse:

http://www.fazendatriqueda.com.br/sem-categoria/4-forum-ambiental-e-florestal-de-juiz-de-fora-mg

Fonte: Fazenda Triqueda

Sindimadeira_rs ITTO