Notícias
O diretor da associada Klabin, José Totti, e o diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Junior, estiveram esta semana em Brasília para acompanhar a trâmites do setor florestal dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os dois participaram de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, que teve a posse do novo presidente, o silvicultor Walter Vieira Rezende e contou com a presença do secretário Executivo da Frente Parlamentar de Silvicultura, Aldo de Cresci Neto. O representante da Klabin entregou para o novo presidente da Câmara, o recém-lançado Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina.
Na reunião dois temas de interesse das empresas de base florestal do Brasil - e propostos pela ACR - foram tratados. O primeiro diz respeito às dificuldades na importação de material genético que, mesmo tendo o aval da Embrapa Florestas, tem o trâmite burocrático muito lento dentro do Mapa. Existem pedidos de importação de material parados há mais de quatro anos.
O segundo assunto, também proposto pela ACR, foi o questionamento da TCFA - Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental - ligada ao Ibama e que teve reajuste superior a 153%. Desde o início do ano passado o setor de base florestal está vinculado ao Mapa, porém a taxa está alocada para o Ministério do Meio Ambiente. O pleito da ACR é para a isenção da taxa.
Fonte: Painel Florestal
Notícias em destaque





