Notícias
A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) divulga o anuário estatístico do setor
Geração de 98 mil empregos e mais 300 mil indiretos, área com florestas plantadas de 700 mil hectares, sendo 80% de pinus e 20% de eucalipto, maior exportador de portas, móveis e molduras de madeira no Brasil. Estes são apenas alguns dos números que fazem parte do anuário estatístico de base florestal 2016, tendo 2015 como o ano base.
A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), sediada em Lages, vai enfatizar – nesta edição do anuário - informações de área plantada, mercado, importância das florestas plantadas, além dos destaques de Santa Catarina no setor. O diretor executivo da ACR, Mauro Murara Junior, destacou que o estado concentra 6.345 cadastros nacionais de pessoas jurídicas (CNPJs) com empresas voltadas para o setor de base florestal, notadamente no segmento madeireiro.
Outro destaque está relacionado aos produtos florestais não madeireiros. De acordo com Mauro Murara Junior, a área plantada com erva-mate, por exemplo, se encontra hoje em 15 mil hectares. No entanto, o diretor executivo da ACR disse que o diferencial de Santa Catarina é ter cinco portos licenciados para exportar produtos madeireiros. "Hoje, o setor florestal responde por 35% das exportações do nosso Estado", complementa Murara Junior.
A contribuição do setor florestal para a preservação do meio ambiente também terá sua importância ressaltada na divulgação do anuário estatístico, principalmente porque hoje para cada hectare plantado, 1,5 hectares são protegidos. "Isso significa 60% das propriedades são preservadas", observou Murara Junior. Em Santa Catarina, o valor bruto da produção se encontra em R$ 1,42 bilhão. Além disso, o setor propiciou R$ 142 milhões na arrecadação de impostos ao Estado. No caso da indústria moveleira nacional, 45% da produção foram exportadas pelo Estado de Santa Catarina.
Fonte: Painel Florestal - Elias Luz
Notícias em destaque





