Voltar

Notícias

04
mar
2016
(GERAL)
Ipef anuncia novo coordenador científico do Programa de Produtividade do Pinus

Mauro Valdir Schumacher, professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vai ficar à frente do PPPIB

O professor doutor Mauro Valdir Schumacher, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é o novo coordenador científico do Programa de Produtividade do Pinus no Brasil (PPPIB), que pertence ao Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef). A escolha se deu devido ao reconhecimento de seu histórico de pesquisa científica, com vislumbre das contribuições que poderia dar ao programa, aos projetos em andamento e na proposição de novas linhas de pesquisa.

O Programa Cooperativo sobre Produtividade Potencial do Pinus no Brasil (PPPIB) estuda os fatores silviculturais, genéticos e ambientais que controlam o crescimento das plantações de Pinus tropicais e subtropicais pela manipulação dos recursos nutricionais, hídricos e da população em três sítios do Brasil e pelo uso de parcelas quadrigêmeas de inventário.

Para um maior controle dos seis projetos de pesquisa em andamento atualmente no PPPIB, desde o ano de 2015 o programa passa por uma reestruturação administrativa de sua equipe, o que resultou na contratação de uma profissional com dedicação exclusiva, a engenheira Isabel Deliberali. Além disso, foi eleito um Conselho Técnico Administrativo (CTA) para representar as nove empresas filiadas ao programa, composto por James Stahl (Klabin), Rogério Salamuni (Florestal Vale do Corisco) e Reinaldo Hoinacki (Juliana Florestal).

Mauro Valdir Schumacher possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e doutorado em Ecologia e Nutrição Florestal pela Universitaet fuer Bodenkultur, em Viena na Áustria. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação em engenharia florestal desta universidade. Schumacher também é coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal e atua como consultor das revistas “Ciência Florestal”, “Scientia Forestalis” (IPEF), “Floresta” (UFPR), “Ciência Florestal” e “Revista Árvore”, além de ser também editor chefe da revista “Ecologia e Nutrição Florestal”.

Mais informações sobre o PPPIB estão disponíveis no site http://www.ipef.br/pppib/

Fonte: IPEF

Sindimadeira_rs ITTO