Voltar

Notícias

03
mar
2016
(GERAL)
Cenibra adota inteligência geográfica para gestão florestal

Tecnologia que inclui mapas tridimensionais, permite otimizar planejamento florestal por meio de imagens em alta definição

Para Emanuel Elidio, engenheiro da Cenibra, a plataforma ArcGIS permite informações atualizadas em tempo real

Conhecer as demandas que podem melhorar os processos no setor agroflorestal é uma das premissas para gerir os negócios no campo de forma assertiva. Pensando nisso, a Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira S/A), empresa especializada na produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, com sede em Minas Gerais, implantou a plataforma ArcGIS, distribuída no Brasil pela Imagem, empresa líder no mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), para mapear suas propriedades e gerenciar a colheita florestal.

A iniciativa, que teve início em 2005, envolve todo o processo de colheita, silvicultura de precisão, meio ambiente, gestão e planejamento florestal, e geoprocessamento da empresa, e trouxe mudanças significativas no dia a dia dos gestores rurais. Segundo Emanuel Elidio, engenheiro civil na Cenibra, a migração do software CAD para a plataforma ArcGIS possibilitou uma melhor gestão do manejo florestal e uma base cartográfica mais consistente e sólida.

“No cenário anterior os mapas eram feitos com menor agilidade e maior nível de erros, implicando em muito retrabalho. Com o uso do ArcGIS temos acesso às informações atualizadas em tempo real, reduzimos os custos de produção e o tempo de profissionais no campo, além de agilizarmos a tomada de decisão”, afirma.

Para Elidio, um dos grandes desafios superados na implantação do GIS foi a condição geográfica da Cenibra, localizada em uma área acidentada. “A expertise da Imagem, referência no mercado de GIS corporativo, nos permitiu agilizar o planejamento florestal, de modo a identificar as condições de florestas plantadas, fazer a modelagem de estradas, replanejar estradas, conhecer o relevo por meio de imagens em alta definição via processamento LiDAR (tecnologia de sensoriamento remoto que permite a visualização de mapas tridimensionais), feito na plataforma ArcGIS Desktop”, conclui. Para 2016, a empresa planeja continuar buscando tecnologias que visam aprimorar os processos de gestão florestal.

Sobre a Imagem

Entender onde e como cada fenômeno interage com os demais é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e governos consigam dar respostas rápidas e tomar decisões corretas. A chave para esta compreensão do mundo é a Inteligência Geográfica. Esta é a filosofia da Imagem, empresa brasileira de Soluções de Inteligência Geográfica fundada em 1986 e distribuidora oficial da Esri no Brasil. Mais informações em www.img.com.br.

Fonte: Assessoria

ITTO Sindimadeira_rs