Notícias
O departamento de Engenharia Florestal, apresentou os resultados do estudo “Levantamento da demanda de cavacos para geração e cogeração de energia elétrica para a região de Ubá” realizado pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo – INAES.
A Gestora do Agronegócio do Sebrae, Fabiana Vilela, repassou os resultados do estudo para os presentes na mesa: Antônio Nacif, Silvio Nolasco, Angélica de Cássia, Sebastião Valverde, Dárcio Calais, Nathália Lima e Jomar Magalhães.
A possibilidade de instalação de uma usina termelétrica na microrregião de Ubá para as indústrias moveleiras e alimentícia que utilizam ou possam utilizar o cavaco como matéria-prima para produção de energia foi o assunto abordado na reunião. Foram entrevistadas 13 indústrias do Polo Moveleiro e somente 2 do ramo alimentício.
Todas as empresas demonstraram interesse em sistemas de cogeração de energia, devido, principalmente, ao alto valor atual da energia elétrica. Porém, quando o assunto seguia rumo aos investimentos necessários para obter cogeração de energia, somente uma empresa se mostrou realmente empenhada em fazer o investimento.
A possibilidade de uma parceria entre esta empresa e o Sebrae com o Polo de Excelência em Florestas e o Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está sob análise dos professores, que ficaram animados com a oportunidade.
Caso essa parceria venha se firmar, será um grande passo para o crescimento de produção de eletricidade, principalmente em sistemas de cogeração, através da biomassa florestal, o que ocasionaria uma produção mais sustentável e de menor custo.
Fonte: Mariana Barbosa e Sayona Ribeiro - Polo de Excelência em Florestas
Notícias em destaque





