Voltar

Notícias

21
jan
2016
(EVENTOS)
Imm Cologne é a feira líder para Móveis e Decoração

A plataforma internacional de bons negócios, bons produtos e excelentes conceitos - Na imm, fornecedores e tomadores de decisão dos principais mercados do mundo se encontram para discutir as tendências do mercado de mobiliário e decoração de interiores.

A imm é o evento de negócios anual mais importante do mundo  para as indústrias de móveis e acabamentos, realizado pela Koelnmesse com o apoio da VDM - Associação Alemã da Industria de Móveis. Logo no início do ano, de 18 a 24 de janeiro , a feira apresenta as mais recentes tendências para o mercado internacional e cria um ambiente de negócios atraente e altamente eficaz. A enorme amplitude e profundidade do que está em exposição varia de mobiliário de grandes redes até as marcas premium e projetos de produtos visionários. Nos 10 pavilhões do 5º maior centro de feiras do mundo, estão expostos produtos que demonstram uma variedade única de ideias, de design de interiores para todos os quartos, vários estilos e níveis de exigência - desde o básico até a itens de design e mobiliário de luxo.

Um dos questionamentos apresentados em 2016, gira em torno da vida em sociedade nas metrópoles - São as constantes mudanças, os ambientes flexíveis, cheios de produtos inovadores e clássicos, um reflexo da sociedade moderna? E como será o nosso futuro inteligente, rodeado pelo ciberespaço, com o uso dos novos materiais, 2D, 3D e 4D?

Em uma das mais concorridas apresentações, o arquiteto Wibke Schaeffer e designer Moritz Zielke do Wiederverwenden Estúdio (em uma tradução livre"são utilizados novamente Estúdio"), falou sobre a atual tendência de sustentabilidade na produção e utilização dos móveis e itens de decoração, na renovação e compra de mobiliário.

Em sua palestra - Faça um desejo! Individualização através de digitalização - Alessandro Quaranta, fundador do premiado Studio OKINLAB de Saarbrücken, apresenta os últimos desenvolvimentos na indústria de móveis e explica como a digitalização está abrindo uma nova dimensão na individualização da produção dos itens. “O progresso tecnológico já está levando a uma flexibilidade na produção que não existia antes. O cliente deixou de ser apenas o comprador de produtos, mas esta se tornando o próprio desenvolvedor do que ele deseja ter.” Reforça Alessandro.


A Italia apresenta o seu design na imm Colonia 2016
“A feira de negócios imm tem uma longa reputação de ser a principal plataforma de exportação para o mercado de móveis . E isso se deve a dois aspectos principais: ao fato de todo o setor se encontrar logo no inicio do ano, quando as empresas precisam renovar os seus estoques e trazer novidades para consumidores ávidos por renovar seus ambientes de trabalho, lazer ou mesmo parcialmente suas casas. Ao mesmo tempo, a imm se desenvolveu como um evento concreto de demonstração do design e materiais que estão hoje disponível nas fabricas, para que arquitetos, decoradores, importadores e exportadores possam realmente indicar produtos existentes nas lojas, e não apenas objetos conceituais. “ Explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante da Koelnmesse para o Brasil.

As mais tradicionais empresas italianas de design participam com estandes em diversos setores. Dentre as principais de 2016, podemos destacar: Alias, B&B Italia, Baxter, Calia Italia, Cassina, Cattelan, Cierre Imbottiti, Fiam, Flexform, Gallotti & Radice, La Palma, Living Divani, MDF Italia, Minotti, Molteni, Natuzzi, Poliform, Poltrona Frau, Porada, Riva, Selva, Trussardi, Tonon e Permaflex.

Nenhum outro país representa tão bem como a Itália o modo de vida moderno, elegante e repleto do conceito de “La Dolce Vita". Este estilo de vida também se reflete em todas as peças de design de interiores e de mobiliário apresentadas na feria esse ano. As grandes empresas italianas combinam o respeito pelas tradições de artesanato com o conceito “avant garde” dos projetos. O design das peças expostas não seguem exclusivamente a sua função, mas trazem muito da emoção dos seus criadores.

"Nós reunimos os fabricantes de mais de 70 países e os seus clientes de mais de 90 países em um mesmo ambiente! Em poucos lugares do mundo isso seria possível.", comemora o vice-presidente da Koelnmesse, Arne Petersen. "Aqueles empresários que buscam acessar novos mercados-alvo e os consumidores mais exigentes, não podem deixar visitar a principal feira do ramo, com seu apelo internacional e ambiente propicio para a apresentação de lançamentos e novos conceitos de produção".


Uma feira claramente segmentada

A imm pelo seu tamanho, teve que ser organizada por setores de interesse para facilitar a visitação dos profissionais. Entre os principais estão o “Prime”, o “Comfort” e o “Smart”:

O segmento de “Smart” é na verdade o segmento de vendas mais importante da imm Cologne, segundo os expositores: os chamados "bens de consumo rápido", compras espontâneas na caixa das  lojas e o grande interesse em produtos com preços atrativos, para a decoração rápida dos ambientes, irão garantir que a indústria mantenha um grande volume de negócios na Europa em 2016. “Smart” combina a praticidade e versatilidade esperada de mobiliários para os jovens com design “up-to-the-minute” para sala de estar, a auto-montagem e outras categorias. Nos pavilhões 7 e 8 (com uma área de exposição de 33.600m2), o segmento “Smart” demonstra a enorme variedade de soluções de produtos inteligentes com materiais modernos de qualidade que fornecem espaço de armazenamento suficiente e opções de utilização versáteis para estilos de vida jovens e pessoas que buscam soluções rápidas para a decoração da sua primeira casa.

O segmento  “Comfort”, que ocupa todo pavilhão 6 e o pavilhão 10, ou uma área de 66.000m2,  apresenta toda a gama de móveis estofados: sofás, poltronas, divãs, stand-alone sofás e sofás com funções especiais. “Confort” é o segmento voltado para a cultura multifacetada de estar confortável e relaxado, deixando o ambiente bonito e sofisticado. 

“Prime”, o segmento exposto nos pavilhãos 5.2 e 10.1, re-interpreta os clássicos, artigos de decoração de carisma familiar, confortavelmente modernos, com estética elegante e consistente, de alta qualidade para todas as categorias de mobiliário. Com uma área de exposição de 34.500m2, a madeira é o material preferido neste segmento da imm– pois representa o calor, estabilidade e sustentabilidade, enquanto perfeição técnica e multifuncionalidade denotam um estilo de vida moderno. Aqui, princípios práticos e ecológicos são combinados perfeitamente com uma forma de estilo de vida bastante consciente.

A imm tem como apoiadores no Brasil o CBD – Centro Brasil Design, a ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores, a ABIMAd – Associação Brasileira da Indústria de Móveis de Alta Decoração, a ABRA – Escola Brasileira de Arte e Design e a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Textil.


Sobre a Koelnmesse:
Competência Global para mobiliário e decoração de interiores:
A Koelnmesse é a maior promotora mundial para Feiras de bens de consume e principal promotora para as áreas de moveis, decoração e “living and lifestyle”. Além da imm cologne, a empresa promove os eventos LivingKitchen, ORGATEC, Spoga+gafa, Interzum e Kind + Jugend, que são Feiras de negócios consolidadas para o setor. Estas feiras representam de forma abrangente o segmento de móveis estofados, a indústria da cozinha, o setor de mobiliário de escritório e vida ao ar livre, bem como as inovações da indústria de fornecimento de mobiliário.

Ao longo dos últimos anos, a Koelnmesse tem lançado feiras internacionais nos mais importantes mercados em expansão de seu portfólio, entre elas a Rooms Moscow/Moscow International Furniture Show, a China International Kitchen and Bathroom Expo (CIKB) em Xangai e a furniPRO Asia em Cingapura.

Próximos eventos:
imm cologne/LivingInteriors, 18.-24.01.2016, Cologne
furniPRO Asia, 10.-12.03.2016, Singapur
CIFM / interzum Guangzhou, 28.03.-01.04.2016, Guangzhou

Mais informações: www.imm.com ou www.baumle.com.br

Fonte: Bäumle

Neuvoo Anuncie RM