Voltar

Notícias

18
jan
2016
(SETOR FLORESTAL)
Excesso de chuva pode paralisar o setor florestal em alguns estados

No Paraná, por exemplo, algumas indústrias já estão sem madeira

Estradas intransitáveis, rodovias danificadas e pontes levadas pelas águas das fortes chuvas que castigam São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná podem paralisar o setor florestal nos próximos dias.

Operações de plantio já estão suspensas. Em várias regiões é impossível realizar o preparo do solo. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), simplificou temporariamente o processo de licenciamento para a abertura de valas de escoamento nas áreas são cultivadas florestas plantadas.Transitar em áreas rurais não está sendo fácil. Mesmo com a ajuda de equipamentos pesados, o escoamento da produção florestal está bastante comprometido.

No sul de Minas Gerais, alguns caminhões tombaram. A madeira que seguiria de Prata para Bebedouro, interior de São Paulo, teve que ser baldeada.

No Pará, o inverno amazônico está intenso também. Na região de Altamira, o escoamento da produção está encontrando dificuldade.

Interior de São PauloNa região de Lençóis Paulista, por exemplo, uma fábrica de celulose já está com estoque preso. Em Borebi, uma represa não suportou o volume de água e rompeu.

A estrada que dá acesso à Agudos também está interditada.

Na região de Avaí, Paulistânia e Piratininga, uma fábrica de celulose está avaliando as barragens de suas fazendas e constatou a necessidade de reparo em um dos aterros.Na mesma região, o acesso de Bauru a Piratininga está totalmente interditado.

Paraná

No Paraná várias indústrias estão desabastecidas. O estado, até o momento, é mais castigado pelas chuvas. São 41 cidades atingidas e várias rodovias estaduais e federais interditadas.

Manter e, após as chuvas, recuperar as estradas exigirá tempo e dinheiro.

No campo, as operações de colheita e baldeio também estão suspensas. O volume de água impede, principalmente em áreas com declive, que os harvesters e forwarders trabalhem em segurança. O transporte e baldeio também ficam comprometidos.

O fim de semana deve continuar chuvoso principalmente no Paraná, em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Colaboraram: Pedro Francio Filho, William Shimith, Gabriel Manteli e Maicon Peixoto (Via WhatsApp)

Fonte: Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO