Voltar

Notícias

23
nov
2015
(SILVICULTURA)
Tornado destrói maior viveiro de mudas de eucalipto do Brasil

Apenas um minuto e meio de vento forte. Pouco tempo mas um estrago imenso e um prejuízo incalculável para Pedro Melo, proprietário do viveiro de eucalipto Piraflora, o maior do Brasil.

Ao todo, dezessete hectares de barracões, estufas, matrizes e até uma casa ficaram completamente destruídos. Pedro Melo, ao lado do sócio José Vicente, sabe que precisará demitir funcionários. Eles tinham acabado de admitir mais 50 para atender a demanda do próximo ano.

"Fechamos bons contratos para 2016, o mercado florestal estava reagindo, mas agora não sabemos se teremos condições de atender aos contratos", ressaltou Pedro que estava em um evento em Mato Grosso do Sul quando aconteceu a tragédia. "Foi por pouco. Era para estar dentro da minha casa que foi totalmente destruída", comemora Pedro, enxergando o lado positivo da situação.

Na véspera do casamento de seu filho, Pedro ainda não conseguiu pensar no que fazer. Durante o dia, recebeu a solidariedade de amigos, fornecedores e clientes. Mesmo assim, sabe que o desafio não é pequeno. "Vamos aproveitar as matrizes e a estrutura que sobrou para tentar recomeçar. Acho que só daqui a 45 ou 60 dias para retomar tudo. Não tínhamos seguro.", lamenta.

Localizado em Paranapanema (SP), o viveiro tinha capacidade para produzir 60 milhões de mudas de eucalipto por ano. Recentemente, o viveiro iniciou a produção de mudas de cana-de-açúcar, que também foram destruídas.

O valor do prejuízo divulgado em uma reportagem da TV TEM (afiliada da Rede Globo) alcança R$ 30 milhões e inclui o sistema de refrigeração e irrigação automatizado.

Reportagem da TV TEM: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/tem-noticias-2edicao/videos/v/chuva-destroi-estufas-de-eucalipto-e-cana-prejuizo-chega-a-r-30-milhoes/4623736/

Fonte: Painel Florestal

ITTO Sindimadeira_rs