Notícias
Projeto vai ajudar na disponibilização de informações sobre o bioma Cerrado assegurando consistência com os demais biomas do país
Brasília– O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) celebraram, ontem, o início de cooperação técnica no valor de US$ 16,5 milhões que visa implantar o Inventário Florestal Nacional (IFN) do bioma Cerrado e consolidar o Sistema Nacional de Informação Florestal (SNIF).
O objetivo é que os instrumentos INF e SNIF atuem como mecanismos de política capazes de produzir informações oportunas e de qualidade para tomadores de decisão dos setores público e privado sobre os recursos florestais e seu aproveitamento, contribuindo para a promoção de programas sustentáveis voltados à gestão florestal e mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Cerrado.
Para a chefe da Divisão de Mudança do Clima e Sustentabilidade do BID, Amal-Lee Amin, esta cooperação técnica representa um elemento decisivo em relação ao uso sustentável dos recursos florestais. “Consideramos a implantação do projeto extremamente importante porque seus produtos vão prover informações consistentes necessárias para a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento de planos para fortalecer o uso sustentável e a conservação do Cerrado”, disse.
Estima-se que ao final do projeto, tomadores de decisão e a sociedade vão dispor de estimativas precisas sobre a área de cobertura florestal e usos da terra, degradação florestal, florestas em regeneração, ocorrência de espécies em perigo ou ameaçadas de extinção, estimativas dos estoques florestais e de carbono acima e abaixo do solo, manejo florestal, entre outros, assim como dados socioeconômicos sobre uso local de produtos e serviços das florestas por populações rurais e sua percepção sobre a importância desses recursos no bioma Cerrado.
“Além de fortalecer o Sistema Nacional de Informações Florestais, a parceria com o BID permitirá expandir o Inventário Florestal Nacionalpara o bioma Cerrado. Os dados e informações gerados pelo IFN serão importantes para uma gestão ambiental baseada no conhecimento e colocará em outro patamar as ações de conservação deste bioma que tem um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas”, afirmou o diretor do SFB, Joberto Veloso.
A cerimônia contou com a presença do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani; do diretor-geral do SFB, Raimundo Deusdará; da chefe de Divisão de Mudança do Clima e Sustentabilidade do BID, Amal-Lee Amin; e do chefe de operações do BID no Brasil, Juan Carlos De La Hoz.
Sobre o Cerrado
O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do país e da América do Sul. Sua vasta superfície se estende entre onze estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Piauí e Distrito Federal. Possui papel estratégico para o meio ambiente, economia e segurança alimentar, além de abrigar grandes reservas de carbono, recursos hídricos e uma ampla biodiversidade.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.
Sobre o Serviço Florestal Brasileiro
O Serviço Florestal Brasileiro é um órgão do Ministério do Meio Ambiente que tem como missão promover o uso econômico e sustentável das florestas brasileiras com vistas a integrar o desenvolvimento de base florestal na agenda econômica e estratégica do país. O Serviço Florestal estimula e fomenta prática de atividades florestais sustentáveis e dentre suas principais atribuições, estão: implantar e gerenciar as concessões florestais e o Inventário Florestal Nacional – IFN, além de gerir o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal - FNDF; o Cadastro Nacional de Florestas Públicas - CNFP; o Sistema Nacional de Informações Florestais - SNIF; e o Sistema do Cadastro Ambiental Rural - SICAR.
Francisco Gaetani, Secretário Executivo do MMA; Raimundo Deusdará, diretor-geral do SFB; Juan Carlos de La Hoz, chefe de Operações do BID e Amal-Lee Amin, chefe da Divisão de Mudança do Clima e Sustentabilidade do BID
Para mais informações
Thiago Mendes
Especialista Sênior em Mudança do Clima
thiagode@iadb.org Anne Gander
Consultora
anneg@iadb.org
Sobre o BID
• O Brasil e o BID
•
• Meio Ambiente
•
Contato de imprensa
Janaina Goulart
janainag@iadb.org
(55-61) 3317-4285
Fonte: IADB
Notícias em destaque





