Voltar

Notícias

26
out
2015
()
3ª edição do Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR

O evento reuniu 10 empresas, com destaque para ITAIPU e COPEL

O evento aconteceu em Foz do Iguaçu \ PR - Hotel Bourbon no Hotel Bourbon Cataratas & Resourt.

Ao todo 10 iniciativas foram premiadas, tendo entre estas o Prêmio entregue para a ITAIPU BINACIONAL por ser a maior geradora de energia limpa do mundo.
Além da ITAIPU, a COPEL – Companhia Paranaense de Energia e a FIEP – Federação das indústrias do Estado do Paraná, também estiveram no evento e foram premiadas.

Entre as empresas estiveram recebendo o Prêmio as empresas NEW HOLLAND, VERMEER, DOPPSTADT/RIMAC, TAJFUN DO BRASIL, GELL GABOARDI e COLHICANA.
O setor acadêmico também esteve representado pelo projeto do pesquisador Javier Escobar, que ganhou o segundo Prêmio pelo projeto A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MADEIRA PARA ENERGIA NO BRASIL. O CASO DOS PELLETS DE MADEIRA. Javier já tinha sido premiado em Fevereiro deste ano com o mesmo trabalho mesmo trabalho no World Sustainable Energy Days na categoria Jovem Pesquisador em Viena, Áustria.


O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR é uma forma de estimular empresas e empresários a continuarem se esforçando, pesquisando para que a geração de energia por biomassa aumente cada vez mais sua participação na matriz energética nacional.

Mais de 25 empresas já foram homenageadas por seus projetos que inovaram e impulsionaram o setor da Biomassa no Brasil, nestas 3 edições.

Neste ano o Prêmio veio a Foz do Iguaçu para reunir importantes players do mercado, e juntos comemorarem as conquistas do setor de Biomassa e Energias Renováveis.

Para 2016, segundo Tiago Fraga (FRG Mídia Brasil), o número de empresas participantes deve aumentar ainda mais. Apesar das notícias de crise e recessão em alguns setores da economia no nosso país, as energias renováveis tem demonstrado que seu papel vai muito além de qualquer crise.
A necessidade de inserção de fontes limpas e renováveis na matriz energética nacional e mundial, com certeza irão impulsionar o setor, e assim continuar crescendo cada vez mais, complementa Tiago Fraga.

EMPRESAS PREMIADAS E CATEGORIAS

1- A EMPRESA VERMEER EQUIPAMENTOS E TECNIOLIGIAS LTDA, PELO DESENVOLVIMENTO DO Triturador horizontal HG6000E Geração II, é um equipamento elétrico com potência de 700 CV, com maior flexibilidade e as opções de rotor de martelos ou rotor de facas para o processamento de madeira e possibilidade de granulometrias variadas, desenvolvido especialmente para geração de energia com biomassa.

2- A EMPRESA TAJFUN do Brasil Equipamentos Florestais; RECEBEU PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR 2015, PELO DESENVOLVIMENTO DO EQUIPAMENTO BIO TAJFUN, para a geração de biomassa em forma de lenha combustível.

3- A EMPRESA DOPPSTADT - RIMAC, RECEBEU O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR 2015 PELO DESENVOLVIMENTO DA Peneira SM 620E – HYBRID. O EQUIPAMENTO possui um tambor perfurado com 2 metros de diâmetro e comprimento aproximado de 6 metros. É utilizada em diferentes aplicações, em especial para o setor de Biomassa, possuindo tambores com diferentes malhas, variando de 5 mm a 200 mm. Possui área útil de peneiramento de 30,2 m2 .

4- A EMPRESA COLHICANA EQUIPAMENTOS RECEBE O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR 2015, PELO DESENVOLVIMENTO DO EQUIPAMENTO Colhipalhas de cana e capins para Biomassa, etanol celulósico 2-G.

5- A EMPRESA GELL GABOARDI ENERGIA LIMPA EQUIPAMENTOS RECEBEU O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR 2015 PELO DESENVOLVIMENTO DA USINA DE PELLETIZAÇÃO GELL 520 MP.

6- A empresa NEW HOLLAND recebeu O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR 2015, PELO DESENVOLVIMENTO DO o sistema de enfardamento da palha de cana para geração de energia e produção de Etanol 2G. O sistema apresenta muitas facilidades e novidades ao mercado de biomassa e energia, como a possibilidade de prever a energia a ser gerada com a biomassa, diversificação das fontes de energia, menores índices de impurezas, biomassa com baixo teor de umidade. A enfardadora BigBaler1290 realiza 5 funções básicas, mas com alta performance: RECOLHIMENTO \ PRÉ COMPACTAÇÃO \ FORMAÇÃO DO FARDO \ AMARRAÇÃO E DESCARREGAMENTO.

7- A COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA recebeu o Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR 2015, pelo apoio e compromisso com geração de energia por fontes limpas e renováveis. Seu apoio a eventos e projetos voltados a geração de energia limpa e renovável, são reconhecidos em todo território nacional.
A Copel foi criada em outubro de 1954, é a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações.

8- A FIEP, FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ RECEBEU O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR, pelo apoio e dedicação ao desenvolvimento do setor de Energias Renováveis no estado do Paraná. Sua casa em Curitiba, tem sido palco de amplas discussões que impulsionem a geração de energia renovável, na indústria e também nas residências dos paranaenses.

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) é a entidade de representação da indústria paranaense. Criada em agosto de 1944, a Fiep coordena, protege e representa legalmente as diversas empresas do setor industrial no Estado.

9- DESTAQUE PROJETO ACADÊMICO 2015
Javier Escobar do IEE\USP recebeu o Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR, Destaque Acadêmico, pelo projeto A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MADEIRA PARA ENERGIA NO BRASIL. O CASO DOS PELLETS DE MADEIRA.
Em Fevereiro de 2015 o mesmo trabalho foi escolhido pela Câmara Europeia de Energia renovável para representar o Brasil no World Sustainable Energy Days na categoria Jovem Pesquisador em Viena, Áustria.

10- DESTAQUE COMO PRINCIPAL EMPRESA DE ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL NO MUNDO - ITAIPU
RECEBEU O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BIOMASSA BR 2015, como a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Fonte: Biomassa BR

Fonte: Biomassa BR

Sindimadeira_rs ITTO