Notícias
Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), o evento visa promover um fórum de discussão sobre o panorama atual do setor de produção de mudas de espécies florestais, bem como seu mercado, levantando os principais desafios e perspectivas do setor. O evento acontece nos dias 26 e 27 de novembro de 2015, em Belo Horizonte (MG).
O plantio em escala de espécies florestais de alta produtividade para atendimento às demandas do mercado, principalmente de celulose, carvão e serraria é fundamental para garantir o abastecimento, gerar renda e emprego, tendo como consequência a preservação das florestas nativas e seus ecossistemas.
A produção de mudas florestais, entre as atividades da silvicultura é uma das mais importantes, pois representa o início de uma cadeia de operações que visam o estabelecimento de plantios de espécies de alto rendimento.
A obtenção de mudas de alta qualidade com o menor custo é um desafio constante que tem exigido a capacitação e atualização dos profissionais que atuam nesta atividade. As técnicas de estabelecimento e manejo dos viveiros de produção de mudas, bem como o uso de recipientes e substratos compatíveis com cada espécie, associados ao manejo da água, adubação e controle de pragas e doenças são fundamentais para a implantação e condução de florestas de alto rendimento ou de proteção.
Serão debatidos temas como: Uso do tubetes biodegradáveis; Controle de doenças em viveiros; Uso do estufim na propagação clonal de Eucalyptus ; Produção de mudas de espécies nativas pela propagação vegetativa, Controle de qualidade na produção de mudas, dentre outros.
O Seminário tem o patrocínio das empresas Vetquimica e Dinagro Agropecuária.
Fonte: Assessoria SIF
Notícias em destaque





