Voltar

Notícias

10
mar
2015
(GERAL)
Operações florestais são tema de pesquisa
De acordo com o estudo, o principal fator que influencia a produtividade é o tamanho da árvore, seguido pela distância de extração.

Pesquisadores europeus desenvolveram um estudo para detalhar a produtividade deharvesters e forwarders em operações CTL (Cut-to-Length). Os dados foram coletados a partir de 700 máquinas que operam no norte da Suécia por um período de três anos.

Durante a pesquisa, foram colhidos mais de 20 milhões de m³ de madeira em tora. As máquinas, de diversas marcas, trabalharam, principalmente, em florestas de pinheiro silvestre e abetos da Noruega. O tamanho médio das árvores no corte final analisadas foram entre 0,05 e 2 m³ e o desbaste variou de 0,03 e 0,5 m³.

Os resultados no corte final mostram uma produtividade média do harvester de 23,8 m 3 horas por máquina produtiva. A produtividade média do desbaste foi de 11,3 m3 por máquina produtiva.

De acordo com o estudo, o principal fator que influencia a produtividade é o tamanho da árvore, seguido pela distância de extração. Ou seja, além do harvester utilizado, outros fatores influenciam na produtividade.

A pesquisa foi intitulada “Produtividade de harvesters e forwarders em operações CTL, no norte da Suécia com base em grandes conjuntos de dados de acompanhamento”.

Ela foi publicado no Jornal Internacional de Engenharia Florestal, Vol. 25 (3) de 2014. Os autores são Eriksson M e O Lindroos. Para ter acesso ao artigo gratuitamente acesse www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14942119.2014.974309.

Fonte: Logging News / Colheita de Madeira

Sindimadeira_rs ITTO