Voltar

Notícias

24
fev
2015
(BIOENERGIA)
Empresa de pellets investe 53 milhões nos Estados Unidos
A peletização melhora as propriedades da biomassa como combustível e diminui significativamente o custo para o empacotamento, transporte e o armazenamento.

O grupo Enerpellets, que tem fábricas em Pedrógão Grande e Alcobaça, vai construir uma unidade industrial nos Estados Unidos. Mais precisamente no condado de Hamilton, na Florida, no valor de 53 milhões de euros.

A produção deste biocombustível natural e renovável, um granulado de madeira obtido a partir da compressão de desperdícios, que a empresa vende sobretudo a centrais elétricas e termoelétricas na Suécia, Dinamarca, Reino Unido e Bélgica, arrancou em Pedrógão Grande no ano de 2009, fruto de um investimento de 7,7 milhões de euros, e chegou a Alcobaça em 2012, após novo investimento, de 15 milhões de euros.

A internacionalização do negócio prevê uma fábrica capaz de produzir 250 mil toneladas por ano e que responde às perspetivas de crescimento do consumo de pellets a nível mundial. A construção vai começar no terceiro trimestre de 2015 e a laboração arranca um ano mais tarde, em 2016, segundo comunicado divulgado no site da Enerpellets.

“Os Estados Unidos apresentam vantagens comparativas relevantes em relação a outras geografias, tais como a disponibilidade de matéria-prima, os custos da energia elétrica e boas infraestruturas ferroviárias e portuárias”, refere o documento.

Fonte: Região de Leiria

ITTO Sindimadeira_rs