Voltar

Notícias

19
jan
2015
()
Mais Floresta: Maracaju (MS) sedia 19ª Showtec, evento que discutirá integração entre Lavoura, Pecuária e Floresta
Permitir a recuperação das pastagens e oferecer sombra para os animais. Estas são algumas das vantagens do Sistema ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta). O sistema vem ganhando adeptos no Mato Grosso do Sul, em sua maioria pecuaristas que estão procurando diversificar a fonte de renda.

O sistema será alvo de discussão no próximo dia 23 de janeiro durante a 19ª edição da Showtec, em Maracaju (MS). Consolidada no estado, o sistema será detalhado em uma série de palestras com prática da dinâmica que envolve a implantação do sistema integrado de culturas.

O pesquisador da Fundação MS, Alex Melotto confirma o crescimento da modalidade e justifica o que alavancou a adesão dos produtores. “Nos últimos 10 anos, o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta registrou crescimento expressivo no Estado, principalmente quando começou a ser utilizado como alternativa para reforma de pastagens. A programação do ‘Mais Floresta’ possibilitará a apresentação dos avanços e fomentará a participação de mais produtores”, avalia.

Realizado pela Fundação MS, Senar/MS, Embrapa Gado de Corte e Paulo Cardoso Comunicações, o programa pretende reunir mais de 100 pessoas, entre profissionais do setor florestal, acadêmicos e produtores rurais tiveram oportunidade de conhecer novidades sobre o cultivo de eucalipto e mogno, além de receberem orientações de manejo das espécies e informações sobre equipamentos e produtos utilizados na silvicultura.

Segundo o superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, nesta edição especial o programa Mais Floresta detalhará assuntos que despertaram maior interesse no evento de 2014.

“Observamos que um dos assuntos que mais chamou atenção dos participantes foi o sistema ILPF. Então, aproveitamos a expertise dos parceiros para detalhar as opções de plantio, o potencial de consumo no Estado e como a silvicultura pode ser uma atividade econômica altamente rentável”, considerou.

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO