Voltar

Notícias

06
jan
2015
(GERAL)
Cidade paranaense volta atrás e libera transporte de madeira em dias de chuva
A prefeitura de Mallet, município paranaense localizado a 160 quilômetros de Curitiba, revogou o decreto nº 388.2014 que proibia o trânsito de caminhões com toras e madeiras em estradas do município em dias de chuva.

A revogação aconteceu no dia 17 de dezembro, um mês depois de representantes da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) terem iniciado negociação com a prefeitura.

Foram três reuniões para discutir esse e outros pontos que afetam diretamente os produtores locais. Em uma das ocasiões foram reunidos 29 silvicultores da região.

A revogação do decreto prevê que silvicultores, empresários da atividade agroflorestal e lideranças empresariais estabeleçam parcerias com o município visando à manutenção e conservação das estradas rurais e passem a integrar o Conselho Municipal de Trânsito. As empresas florestais vão contribuir disponibilizando equipamento para a prefeitura e oferecendo treinamento para profissionais interessados na operação de máquinas de estradas florestais.

De acordo com o diretor executivo da Apre, Carlos Mendes, a Associação assumiu o compromisso de articular politicamente a implementação do Programa Caminhos do Desenvolvimento – Agroflorestal na estrada da “Chovedeira”, iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O objetivo é melhorar as condições da estrada, que tem 67 quilômetros de extensão e liga Mallet a Cruz Machado.

Além disso, a entidade também deve se envolver na articulação com órgãos estaduais e de extensão para elaboração de cartilhas educativas orientando quanto ao uso das estradas rurais, para viabilizar o treinamento de operadores de máquinas para estradas e a visita de alunos das escolas municipais da região ao Centro de Tecnologia da Madeira (CETMAN) e promover as boas práticas do setor florestal por meio dos veículos de comunicação da região. Uma das ações prevê o estímulo a produções de programas sobre os benefícios e produtos do setor florestal para a rádio educativa do município de Mallet e para a agência de notícias da Rádio Web.

Como contrapartida aos compromissos assumidos pelo setor produtivo, o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida prometeu enviar a Câmara Municipal alteração na Lei 656/2001 – que criou o “Conselho Municipal de Trânsito e Transportes Rurais” para incluir a participação de representantes do setor florestal, ervateiro, fumicultores, produtores de leite e agrícolas. O Conselho tem a missão de fiscalizar a questão das estradas municipais.

Fonte: Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO