Voltar

Notícias

13
out
2014
()
Congresso estimula uso de fontes alternativas para energia
O uso mais intenso de novas fontes para produção de energia renovável foi o grande foco do 9º Congresso Internacional de Bioenergia, que aconteceu no início outubro, em São Paulo. Durante três dias o evento reuniu alguns dos mais importantes especialistas em fontes de energia renovável. Foram 34 palestras divididas em três segmentos: biocombustíveis, biomassa e energias renováveis. Além de outras 52 apresentações de trabalhos técnico científicos selecionados.

No total 347 trabalhos técnicos foram inscritos, envolvendo mais de 1.500 pesquisadores de todo Brasil. Neste ano o evento contou com diversos palestrantes de outros países destacando-se o diretor da Associação Argentina de Biocombustíveis e Hidrogênio, Claudio Molina, e do pesquisador Hiroyuki Yamamoto, da Universidade de Nagoya, Japão.

Hoje 46% da energia consumida no país provém de fontes renováveis. Entretanto, para evoluir nestas fontes alternativas o país necessita urgente de mais investimentos e pesquisa para uso da biomassa, biocombustíveis, biogás, bem como melhor aproveitamento do sol e vento, para geração de energia contínua e não poluidora.

Um recente estudo europeu aponta três países com grande potencial na oferta de matéria prima para produção de biomassa com fins energéticos: Austrália, África do Sul e Brasil. O Brasil desponta por já possuir um setor agro-florestal extremamente desenvolvido. Além disso existe o potencial dos resíduos sólidos urbanos. No Brasil, mais de 40% do lixo produzido pelas cidades não possui destino correto, e são encaminhados a lixões a céu aberto. São 74 mil toneladas de lixo por dia depositados em locais inadequados e com potencial de grande danos ao meio ambiente. Levantamentos confirmam que o uso deste resíduo para geração de eletricidade poderia ultrapassar 280 MW, volume suficiente para abastecer uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Fonte: Porthus Eventos

Sindimadeira_rs ITTO