Voltar

Notícias

08
out
2014
(BIOENERGIA)
Premiação do setor de Biomassa
2ª Edição do Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR reuniu aproximadamente 300 convidados em SP

2ª Edição de entrega do “Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR” agraciou as 07 principais iniciativas que revolucionaram o setor de Biomassa no Brasil em 2014.

O evento que é organizado pela FRG Mídia Brasil, reuniu aproximadamente 300 convidados no último dia 02\10. Os convidados tiveram a oportunidade de presenciar um momento ímpar para setor da Biomassa no Brasil.

O ano de 2014 tem sido excelente para as Energias Renováveis no Brasil, em especial para a geração de Energia por Biomassa.

Empresas Brasileiras tem apostado cada vez mais na Biomassa como geração de Energia para atenderem suas demandas industriais, além do crescimento acentuado que vemos em segmentos como Biodiesel, Biogás, entre outros.

A necessidade de ampliação e inserção de novas fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira é considerada estratégica por especialistas, pesquisadores e empresários, sendo assim uma unanimidade.

O PRÊMIO INOVAÇÃO E TECONOLOGIA BIOMASSA BR, é hoje o principal estimulador para que empresas continuem firme na busca por inovações e tecnologias que ajudem a Biomassa a se fortalecer no mercado energético brasileiro.

O Prêmio, conta o apoio das principais entidades que representam o setor em nível mundial, tais como, WBA – Associação Mundial de Bioenergia, RENABIO – Rede Nacional de Biomassa para Energia, Jornal Brasileiro das indústrias de Biomassa e Portal Biomassa BR.

Tiago Fraga, diretor da FRG Mídia Brasil, organizadora do Prêmio, comentou que em 2015, o Prêmio será acompanhado de um jantar comemorativo, que vai reunir personalidades e convidados em um momento especial.

Neste ano de 2014, o Prêmio foi entregue para 08 empresas que inovaram o setor, fazendo desta iniciativa, a principal do setor de Biomassa em toda a América Latina.

Os troféus foram entregues pelos senhores José Luis Pereira (Diretor da Tokio Marine Seguradora S.A e o Dr. Hiroyuki Yamamoto - Universidade de Nagoya / Japão.

Depois da solenidade de entrega dos Prêmios, os convidados participaram de um coquetel oferecido pelo Biomassa BR, com vinhos e sucos. A integração entre os empresários foi muito importante comemoraram os participantes.



EMPRESAS PREMIADAS:

- CALDEMA

Pelo desenvolvimento da “CALDEIRA CFW COM LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE”.

As principais características e diferenciais das caldeiras cfw de leito fluidizado borbulhante, dois níveis de ar secundário para redução de emissões de nox e particulados; alta eficiência para queima de biomassa (99,7%); queima estável de biomassas com alta umidade - até 60%; alta eficiência > 90% ao pci; ventilador de ar primário independente, com menor consumo de energia; retirada de cinzas a seco, reduzindo o consumo de água;


- MARRARI AUTOMAÇÃO

A empresa recebeu o prêmio pelo desenvolvimento do, M 65 – UMILOG; que é um medidor de umidade para toras de madeira para fins energéticos. Trata-se um equipamento portátil, com leitura instantânea e armazenamento dos dados lidos. Que indica a umidade do produto sem a necessidade de ensaios de laboratório.


- KOMATSU FOREST \ MORBARK

A empresa recebeu o prêmio, pelo desenvolvimento do SISTEMA QUICK SWITCH PARA TRITURAÇÃO DE PALHA DE CANA DE AÇÚCAR

O (Troca rápida) permite converter o picador de facas em um triturador com sistema de corte com insertos, próprio para triturar palha de cana de açúcar, sem tirar o rotor do equipamento, produzindo biomassa de alta qualidade. Em apenas uma hora, sem ferramentas especiais ou equipamentos pesados o rotor de corte é convertido.


- NÚCLEO TÉCNO-AMBIENTAL RAILTON FAZ

A empresa recebeu o prêmio pelo desenvolvimento da USINA PARA PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

Esta Tecnologia que destina adequadamente o fim do lixo urbano, transformando-o em carvão. Esse produto possui teor calorífico que pode ser utilizado em atividades domésticas e industriais.
A simplicidade e eficiência desse processo continuam atraindo grandes empresários da área pública e privada, bem como indústrias as quais já estão gerando empregos com essa tecnologia.


- VERMEER

A empresa recebeu o prêmio pelo SISTEMA INTEGRADO DE "SOLUÇÕES DO CAMPO À CALDEIRA"

Ao todo, quatro soluções da fabricante fazem parte do sistema – os enleiradores VR1428 e R2800, a enfardadora 604SM, o triturador TG5000 e o transportador de fardos - bale mover, além do manipulador de fardos.


- CATERPILAR E PESA

As empresas receberam o premio pelo desenvolvimento do TYREX. -SISTEMA PARA EXTRAÇÃO DE TOCOS DE ESPÉCIES FLORESTAIS PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA.

Este sistema foi possível pela parceria entre as empresas, Caterpilar, Pesa e Operflora. Essa operação de destoca e aproveitamento dos tocos, para produção de biomassa para energia, representa uma inovação no setor florestal brasileiro e vai facilitar extraordinariamente o preparo das áreas para a renovação de florestas plantadas.
- NEXSTEPPE

A empresa recebeu o prêmio pelo DESTAQUE E PIONEIRISMO EM BIOMASSA DEDICADA.

Por meio de melhoramento genético buscou inovação do sorgo para produção de biomassa e matéria prima dedicada.
A proposta de inovação para as indústrias e trazer para o mercado uma matéria prima dedicada, escalável e sustentável para o setor energético.

Fonte: BiomassaBR

Sindimadeira_rs ITTO