Voltar

Notícias

06
out
2014
(BIOENERGIA)
Tanac inicia construção de fábrica de pellets em Rio Grande
Começa na próxima semana a construção da planta industrial da Tanac de Montenegro no município de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. A nova unidade será destinada à fabricação de pellets de madeira. Com investimento próprio de US$ 60 milhões (R$ 150 milhões), a companhia inicia a terraplanagem do terreno no Distrito Industrial de Rio Grande, anexo à planta que produz, atualmente, cavacos de madeira. A projeção é produzir 400 toneladas/ano para exportação.

O mercado europeu deve absorver os pellets a partir de fevereiro de 2016. Um protocolo de intenções entre o Estado e empresa foi formalizado e diz respeito à isenção de impostos sobre a compra dos equipamentos necessários para a fabricação. Esta fábrica será a maior da América Latina voltado aos pellets, que são pequenos granulados cilíndricos de madeira utilizados como biocombustível. Em abril, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) já havia emitido a licença para a obra, que aumentará a fábrica de Rio Grande em quase 9 mil m2 de área útil, contíguos aos atuais 12 mil m2 da unidade.

A ampliação criará 40 empregos diretos, além de outras quase 600 vagas indiretas na cadeia produtiva. A matéria-prima virá tanto das florestas próprias da empresa e da cadeia de terceiros que já fornecem madeira para a empresa, o que totaliza cerca de 120 mil hectares.

A Tanac já é uma das maiores exportadoras de madeira do País. São 600 mil toneladas de cavacos por ano. Além disso, a empresa também produz tanino em Montenegro a partir da acácia negra, produto exportado para mais de 70 países. Em razão disso, a empresa já teria demanda para os pellets.

Fonte: Sindimadeira RS

Sindimadeira_rs ITTO