Voltar

Notícias

10
set
2014
()
Conflor vai em busca de novos clientes durante o 10º Dia de Campo da Unesp
Aumentar a capacidade de clientes com demonstrações de projetos viabilizados para pequenos e médios produtores rurais voltados para a silvicultura. Este é o objetivo e estratégia da Conflor – Consultoria Florestal Júnior - da Faculdade Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, em Botucatu (SP) , quando o assunto é o 10º Dia de Campo, que será realizado nos dias 23 e 24 deste mês.

O Dia de Campo, que nas outras edições era dedicado exclusivamente ao eucalipto, é realizado há dez anos em Botucatu – interior de São Paulo. Este ano, além do eucalipto, o evento terá as atenções divididas com outras culturas, como o cedro australiano, o mogno africano e o bambu. Para a presidente da Conflor, Caren Mendonça, esta ampliação do Dia de Campo é uma prova que o interesse do produtor rural vem se diversificando e, ao mesmo tempo, uma ótima oportunidade para mostrar que os alunos de Engenharia Florestal da Unesp estão aptos a trabalhar com outras espécies de árvores comerciais e produtivas.

De acordo com Caren Mendonça, a Conflor terá um estande na área de feira e fará uma dinâmica de inventário florestal, mostrando os benefícios para os produtores rurais. “Temos uma boa experiência com o eucalipto, que é válida para os inventários comuns e de biomassa. Estamos em um processo de expansão de atividades e já executamos os monitoramentos nutricionais, de pragas e doenças. Elaboramos os projetos, os professores avaliam, revisam e, depois de aprovados, encaminhamos para os produtores”, detalhou Caren Mendonça.

Os resultados alcançados pela Conflor são tão bons que já ultrapassaram as divisas do Estado de São Paulo, isso porque a Consultoria Florestal Júnior da FCA da Unesp realizou trabalhos nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Muitos inventários feitos pelos 17 alunos que compõem a Conflor anualmente ajudaram a orientar produtores rurais no sentido de saberem o valor do produto contado na terra e, por consequência, fizeram bons negócios.

A Conflor também fez trabalhos voltados para os plantios de teca e guanandi, além de projetos para a implantação de mudas e de adubação. O 10º Dia de Campo ocupará uma área total de 15 hectares. “Este Dia de Campo será maior que os anteriores. Nossa equipe está preparada para novos desafios, porque estamos sendo bem capacitados”, destacou Carem Mendonça.

Serviço:


Para fazer as inscrições e saber toda a programação do 10º Dia Campo, é só acessar ao site www.diadecampoflorestal.com.br

Fonte: Painel Florestal - Elias Luz

ITTO Sindimadeira_rs