Voltar

Notícias

08
ago
2014
(SUSTENTABILIDADE)
Adolescente de 14 anos constrói casa sustentável gastando apenas 10 mil dólares
Sicily Kolbeck, de apenas 12 anos de idade, construiu a pequenina casa que começou a ser feita em 2012 e ganhou o nome de “Le Petite Maison” – em português, “A Pequena Casa”.

A “Le Petite Maison” – é uma pequena casa sustentável, a construção é abastecida por energia fotovoltaica e os resíduos do banheiro são aproveitados por um método de compostagem. Ela é compacta, e possui praticamente tudo o que uma casa comum necessita. Tem 38 metros quadrados, uma pequena cozinha, com fogão, forno, pia e armários; um banheiro, com banheira; uma pequena área comum e um quarto, localizado no topo da casa.

Sicily, que mora na Geórgia, Estados Unidos, elaborou o projeto a partir de um trabalho escolar, onde buscou identificar os interesses de cada aluno e a melhor maneira de aproveitá-los. Todo o projeto custou não mais que dez mil dólares.

Em seu blog, Sicily conta como conseguiu juntar esse dinheiro. Segundo ela, a maior parte, sete mil dólares, foi obtida com uma troca de investimentos feita pela mãe. E como ela não pagava mensalidade na escola, essa economia foi direcionada à construção. Os outros US$ 1.660 foram obtidos por financiamento coletivo. E os US$ 700 restantes ela ganhou de presente.

Além de mostrar que é possível construir uma residência com esforço e pouco dinheiro, a norte-americana adquiriu habilidades que levará para toda vida, pois ela esteve envolvida em todas as etapas – como a canalização, sistema elétrico, instalação dos painéis solares e carpintaria, e, principalmente, a valorização do espaço em que está vivendo.

O local que foi construído para ser um espaço de leitura e convivência, já possui a consciência da importância d levar uma vida sustentável.

“Minha decisão de construir um pequeno espaço foi pela economia e pelo desejo de ser livre. Liberdade, para mim, significa me manter de uma forma sustentável. A construção da casinha pode me dar estabilidade e conhecimento, que vão durar eternamente”.

Fonte: Razões para acreditar

Sindimadeira_rs ITTO