Voltar

Notícias

17
jul
2014
(GERAL)
Encontro vai tratar de ações para conter as pragas florestais
Nos dias 05 e 06 de agosto acontece, na sede da Embrapa Florestas, em Colombo (PR), o workshop de pragas florestais. O objetivo do encontro é discutir os programas de pesquisa e manejo de pragas em andamento, as ações pensadas para as diferentes pragas florestais do Sul do Brasil e as alternativas de extensão do uso de inseticidas.

“Serão apresentados resultados dos programas de pesquisa e ações que são desenvolvidas no campo, no controle e manejo de pragas florestais, que ocorrem nas plantações de pínus e eucalipto. Todas as pragas têm importância econômica, justamente pelos prejuízos que trazem às plantações florestais. Como muitos trabalhos de pesquisa e de campo são desenvolvidos nos institutos de pesquisa, universidades e Embrapa, a divulgação e a discussão são muito importantes para difusão dessas tecnologias”, comenta Carlos Mendes, diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (Apre), uma das promotoras do evento.

No primeiro dia, os palestrantes vão falar sobre o Programa Nacional de Controle à Vespa-da-madeira, as ações de monitoramento no Paraná e no Rio Grande do Sul, além do caso de reinfestação da vespa-da-madeira na região do Green Triangle, na Austrália, e os riscos para o Brasil.

Já no dia 06, os principais temas serão: programa de pesquisa de manejo do macaco-prego; atualização sobre o besouro serrador da acácia negra no Rio Grande do Sul; o controle de Bradisya em toras de pínus armazenadas em pátios de indústrias florestais; vespa da galha em eucalipto; percevejo bronzeado em eucalipto; programa de pesquisa em controle de formigas cortadeiras; atualização sobre o gorgulho do pínus; e registro emergencial e extensão de uso de inseticidas.

Segundo Mendes, a parceria entre o setor produtivo, a academia e os institutos de pesquisa como a Embrapa Floresta, tem resultado em importantes conquistas quando o assunto é combate a pragas em florestas plantadas. Os programas de controle da Vespa-da-Madeira, Macaco Prego, Formigas Cortadeiras e Bradysia, por exemplo, são iniciativas com bons resultados e conduzidas pelo Funcema em parceria com a Embrapa.

O evento é uma realização da Embrapa Florestas, da Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR), que congrega a Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (Apre), a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), além do Fundo Nacional de Controle da Vespa-da-madeira (Funcema). A sede da Embrapa Florestas fica na Estrada da Ribeira, km 111, bairro Guaraituba, em Colombo (PR).

As inscrições devem ser feitas até dia 31 de julho.

Mais informações pelo site: www.apreflorestas.com.br/eventos/91/workshop-sobre-pragas-florestais

Fonte: Assessoria

Sindimadeira_rs ITTO