Voltar

Notícias

24
jun
2014
(SETOR FLORESTAL)
Multinacionais se juntam e criam a maior empresa do setor florestal
As multinacionais GSFF (Global Solidarity Forest Fund) e GR (Green Resources), decidiram se fundir e criar a maior empresa florestal do continente africano. Juntas agora passam a ter mais de 40 mil hectares de florestas em Moçambique, onde ambas tinham operações, na Tanzânia e Uganda.

O operação de fusão contou com a emissão de 17,78 milhões de ações entregues aos acionistas da GSFF. “Esta fusão deixa a GR numa posição excelente para capitalizar mais de duas décadas de trabalho e para desenvolver recursos florestais de primeira qualidade na África Oriental”, disse o presidente executivo e fundador da Green Resources, Mads Asprem.

A GSFF era uma empresa de investimento especial em empresas no setor florestal de Moçambique, onde atua desde 2006 com sede em Hallstahammar, Suécia. Seus acionistas fazem parte do fundo de pensões dos funcionários públicos dos Países Baixos, onde representavam 54,5%, além de diversas organizações religiosas da Suécia e da Noruega e o fundo norte-americano Diversified International Timber Holdings.

A Green Resources é das maiores empresas florestais de África e uma das principais na produção de madeira. Em operação desde 1995 como uma empresa privada na Noruega, já investiu mais de 125 milhões de dólares nos continente africano. Possui um capital social disperso por diversos acionistas tendo dois principais: o Phaunos Timber Fund com 27% e NewAfrica com 19%. A GR possui também plantações em Moçambique na província do Niassa e na vizinha província de Nampula.

Fonte: Celulose Online

Sindimadeira_rs ITTO