Voltar

Notícias

09
jun
2014
(GERAL)
Fomento às florestas comerciais está entre as prioridades do governo, diz ministro da agricultura
Durante uma reunião em Brasília (DF) entre representantes do setor florestal, o ministro Neri Geller afirmou que o fomento às florestas comerciais está entre as prioridades do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Segundo o ministro, um dos principais focos deve ser a definição de políticas específicas. O governo federal deve instituir em breve a Política Nacional de Florestas Plantadas no âmbito do Mapa. Entre as ações de estímulo previstas, estão investimentos em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, além de crédito exclusivo para fomentar a prática.

Os financiamentos para o plantio de florestas comerciais é feito pelo programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). As taxas de juros variam entre 4,5% e 5%, com limite de empréstimo de até R$ 3 milhões por beneficiário e prazo de pagamento de 15 anos – sendo seis de carência.

No Brasil as plantações de eucaliptos, pinus e teca, correspondem a área total plantada de 6,6 milhões de hectares. A prática comercial da plantação de florestas movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano. No geral o setor emprega 4,7 milhões de pessoas de forma direta, indireta ou devido ao efeito renda.

Um dos principais aspectos positivos da atividade, além da preservação ambiental, é relativo a questões sociais. As empresas do ramo investem em programas de responsabilidade social nas áreas de educação, assistência social, saúde e educação ambiental.

Fonte: Jornal Dia Dia / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO