Voltar

Notícias

05
jun
2014
(GERAL)
FAO pede ação urgente para preservar diversidade genética das florestas
As Nações Unidas estão pedindo ação urgente pelo melhor manejo da diversidade genética das florestas. O apelo está no primeiro relatório sobre o tema, publicado pela FAO, a agência da ONU para Agricultura e Alimentação.

A FAO lembra que as florestas fornecem bens e serviços essenciais à sobrevivência e ao bem-estar da humanidade. Esses benefícios dependem da proteção da diversidade genética florestal, que segundo a agência, está cada vez mais sob risco.

Exploração


Segundo o relatório, metade das espécies de árvores utilizadas por países está ameaçada pela conversão de florestas em pastos, superexploração e impactos da mudança climática.

A biodiversidade em recursos genéticos florestais é essencial porque ajuda a melhorar a produtividade e o valor nutricional de vegetais, mel, frutas, nozes e cogumelos, lembra a FAO.

O documento destaca que existem vários pré-requisitos para melhorar reprodução das espécies de árvores, que devem levar em conta o tamanho das frutas, a rapidez de crescimento, composição dos óleos e proporção da polpa.

Adaptação

Ao mesmo tempo, a diversidade genética garante a adaptação das florestas a mudanças causadas pelo clima, pragas e doenças. O documento indica que falta conscientização dos países sobre a importância dos recursos genéticos florestais.

Apenas 3% das espécies de árvores do mundo são gerenciados de forma ativa e por isso, a FAO afirma estar pronta para ajudar os governos na conservação e uso sustentável desses recursos.

O estudo da agência é focado em 8 mil espécies de árvores, arbustos, palmeiras e bambús, que são os mais utilizados pelo homem. Mas no mundo, existem entre 80 mil e 100 mil espécies.

Menos de 1% das espécies participam de programas de seleção ou de melhoria genética, com a meta de melhorar sua produção e adaptação. Por isso, a FAO pede medidas urgentes para melhorar a gestão das florestas e garantir seus benefícios a longo prazo.

Fonte: Rádio ONU

ITTO Sindimadeira_rs