Voltar

Notícias

02
jun
2014
(MANEJO)
Professores estaduais do Amapá aprendem sobre manejo florestal em projeto
Cem professores da rede estadual do Amapá participaram das oficinas do projeto Florestabilidade, criado há dois anos pela Fundação Roberto Marinho. Durante dois dias os professores passaram por aulas teóricas e práticas sobre o perfil, dados e características da floresta amazônica, além de debateram o assunto com voluntários do projeto.

A capacitação também ajuda os professores de diversas disciplinas a despertarem nos alunos o interesse em atuar na área ambiental. Em 2013 mais de mil professores das zonas rural e urbana da capital Macapá passaram pelo projeto. No Amapá esta foi a segunda turma de profissionais com participação na oficina.

Desde 2012 as ações do projeto atingiram mais de 500 escolas nos estados que compreendem a região da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. O programa beneficiou mais de 30 mil estudantes concluintes dos ensinos fundamental e ensino médio, além de ter capacitado cerca de 2,5 mil professores. No Amapá, as atividades do projeto ocorrem em parceria com a Seed (Secretaria de Estado da Educação).

"Há uma série de carreiras que estão associadas a florestas que não são levadas em conta pelos jovens da Amazônia. Portanto, a ideia do projeto é plantar essa sementinha ou despertar uma vocação existente nesses alunos, através das aulas", explica a coordenadora nacional do projeto, Liza Ribeiro.

A professora de geografia Liliane Cardoso acredita que o aprendizado vai complementar a metodologia aplicada em sala de aula e ajudará os alunos a refletirem sobre a importância das florestas. "Tento mostrar aos estudantes os fenômenos geográficos dentro da nossa região e as transformações do espaço natural com o crescimento do meio urbano. Com esse apoio, eu poderei falar sobre o assunto de uma maneira mais clara e prazerosa", declarou.

Fonte: G1 Amapá / Adaptado por CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs