Voltar

Notícias

16
mai
2014
(SILVICULTURA)
TO: empresa, banco e silvicultores fecham acordo para salvar eucaliptos encalhados
A empresa do segmento de grãos Granol fechou um acordo com produtores de eucalipto goianos e o Banco da Amazônia, e se comprometeu a comprar parte da produção das árvores, que serão usadas como combustível. Desta forma, vão permitir aos silvicultores o pagamento das parcelas de financiamento feito junto à instituição financeira.

“Os produtores plantaram eucalipto com financiamento do banco e acabaram sem destinação para isso. O banco, a empresa e os produtores entenderam que poderiam dar um destino para o eucalipto e sanar as dívidas dos produtores. Todos saem ganhando” disse o superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo.

Do lado dos produtores da região, a medida será um grande benefício, pois com a produção encalhada, as dívidas aumentariam e prejudicaria as futuras safras. “A Granol, que normalmente trabalha com soja, agora passará a utilizar as variedades de eucalipto”, comentou a silvicultora Marinalva Pinto Wanderley.

Tocantins do eucalipto

Levantamento feito pela Coordenadoria de Agroenergia da Seagro aponta que o Tocantins possui uma área de 137 mil hectares de florestas plantadas, sendo 92% de florestas de eucalipto e 3% em seringueiras. A previsão é que, para 2014, a área chegue a 156 mil hectares.

Fonte: Surgiu / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO