Voltar

Notícias

16
mai
2014
(GERAL)
II Safari de Serrarias da Finlândia será realizado em agosto, no verão europeu
Estão abertas até o dia 31 deste mês as inscrições para participar do “Safari de Serrarias na Finlândia”, viagem técnica que será realizada entre os dias 25 e 29 de agosto de 2014, em pleno verão europeu. O safari é voltado para proprietários, técnicos e executivos de serrarias.

O objetivo da expedição é fazer com que proprietários, técnicos e executivos de serrarias brasileiras conheçam tecnologia de vanguarda e o funcionamento da indústria de serrados na Finlândia, que hoje é um dos mais avançados e eficientes no processamento de madeira, exportando para os mercados mais exigentes do mundo.

A viagem inclui uma reunião de negócios na Câmara de Comércio da Finlândia, localizada na capital Helsinque e, em seguida, visitas às fábricas de empresas fornecedoras da indústria de serrados. Também serão visitadas diversas serrarias finlandesas, onde a delegação brasileira poderá ver como se opera a tecnologia e o maquinário finlandês. Nestas serrarias, os participantes verificarão porque a indústria de serrados da Finlândia é considerada como uma das mais eficientes, modernas e produtivas do mundo.

A indústria de serrados na Finlândia é muito eficiente graças ao desenvolvimento de tecnologias e equipamentos que permitem integrar os processos, incrementar os rendimentos e operar com menos mão de obra. Nesse sentido, um dos aspectos característicos é a integração dos processos de descascamento, serragem, secagem, polimento e empacotamento em uma mesma serraria ou complexo industrial. Ou seja, a tora entra no sistema de descascamento e em poucos minutos sai uma peça de madeira serrada pronta para ser despachada, segundo os requisitos do cliente.

A oferta tecnológica da Finlândia, sem dúvida, é muito vasta. As empresas finlandesas, que receberão os executivos brasileiros, fabricam equipamentos, maquinaria e tecnologia para todo o ciclo de serragem: descascamento, sistemas de classificação automática e linhas de classificados; equipamentos para o processamento e modificação térmica da madeira; tecnologia de cavacos de madeira para a produção de energia; software para otimizar rendimentos de processos produtivos de madeira sólida; tecnologia para o manejo de toras e linhas de classificados; sistemas de alimentação para serrarias; serras cortadoras múltiplas; e máquinas compactas que permitem fazer todo o processo em um mesmo equipamento.

"As serrarias brasileiras que processam espécies de rápido crescimento podem ser muito mais eficientes e produtivas com os equipamentos e tecnologias finlandesas. Quem vier ao Safari poderá comprová-lo”, disse Veisto Kenneth Westermark, Executivo de Vendas de Veisto Oy.

Segundo a consultora e organizadora dessa viagem, Niina Fu, será uma experiência muito interessante, já que “além de conhecer a tecnologia de última geração da indústria de serrados, os participantes poderão fazer negócios e conhecer os costumes e cultura locais, uma vez que visitaremos distintas cidades e localidades, onde haverá comidas típicas, sauna e muito mais”.

Assim puderam comprovar representantes das principais empresas florestais chilenas, que participaram da primeira edição do “Safari de Serrarias na Finlândia”, realizado em 2012. As empresas e serrarias finlandesas confirmadas como anfitriões neste “safari” são: Valon Kone Oy, Finscan Oy, Metsä Wood, Jartek Oy, Versowood Oy, Heinolan Sahakoneet Oy, Veisto Oy, Savcor Forest Oy, Versowood Oy, Nordautomation Oy. O “Safari de Serrarias na Finlândia” terá duração de cinco dias.

Safari passará por Vilppula, considerada a serraria mais moderna do mundo

Pertencente ao Grupo Metsä, que investiu 30 milhões de euros em sua recente modernização, essa serraria possui uma capacidade de produção anual de cerca de 450 mil metros cúbicos de madeira. O investimento contemplou a construção de uma nova linha de serragem, planta de processamento e sistema de alimentação. A velocidade da nova linha é de 150 metros por minuto.

Conforme detalhou a empresa, a substituição de duas linhas de serras por uma nova melhorou significativamente a eficiência produtiva. Também informaram que o número de empregados foi reduzido em 40 pessoas (hoje trabalham 100 operários nas instalações). A nova linha permite o uso de diversas matrizes de serras, como também o uso eficiente de pedaços pequenos e grandes de madeira.

A serraria está equipada com tecnologia de vanguarda, em sua maioria de origem finlandesa. A instalação recebe 90 caminhões de toras de madeira por dia. A produção de Vilppula é exportada para a Europa e Ásia.

Inscrições e reservas para reuniões com a consultora Niina Fu.

Contato: +56 9 73883892

E- mail: niina.fu @ niinafu.fi

Fonte: Assessoria

Sindimadeira_rs ITTO