Voltar

Notícias

29
abr
2014
()
Plantas daninhas no eucalipto e agricultura viram tema de seminário
A cidade de Viçosa, em Minas Gerais, será o local de realização do Seminário Nacional sobre Manejo de Plantas Daninhas. Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), o evento acontece na Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos dias 21 e 22 de agosto de 2104.

A demanda cada vez maior de alimentos, fibras e energia, para uma população crescente de consumidores requer aumento de área cultivada ou de produtividade. Em ambos os casos, um dos entraves é o manejo inadequado das plantas daninhas. O elevado custo de mão-de-obra no campo tem obrigado os produtores a optar por tecnologias que favoreçam a redução dos custos de produção. Nesse aspecto, a alta eficiência e, principalmente a economicidade do controle químico das plantas daninhas, tornou o uso de herbicidas prática indispensável.

Todavia, a utilização desses compostos sem o conhecimento de suas interações com os ecossistemas agrícolas podem causar sérios problemas ambientais como a redução da biodiversidade, contaminação do solo, água e alimentos, tornando o sistema de produção agrícola de baixa sustentabilidade, alvo preferencial dos críticos às cadeias produtivas do agronegócio. Como toda ciência, o estudo das plantas daninhas é dinâmico.

Coordenado pelo professor Lino Roberto Ferreira da UFV , o evento vai debater temas como: Manejo de plantas daninhas na cultura da cana- de- açúcar; Manejo de plantas daninhas na cultura da soja; na cultura do café; Manejo de plantas daninhas na cultura do eucalipto; Interação herbicida ambiente; Resistência de plantas daninhas a herbicidas; dentre outros assuntos.

O Seminário conta com o apoio da Vetquimica, Associação Mineira de Silvicultura, Painel Florestal e Revista da Madeira.

Fonte: Assessoria

ITTO Sindimadeira_rs