Voltar

Notícias

14
abr
2014
(ECONOMIA)
Abimci projeta crescimento nas vendas de pínus brasileiros para os EUA
A Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) revelou essa semana que projeta uma estimativa de alta em 20% no volume da venda de compensado de pínus ao Estados Unidos. A expectativa é que seja exportado ao mercado americano 143 mil metros cúbicos.

A entidade disse que nos últimos anos, a grande dificuldade encontrada pelo Brasil nas vendas para os Estados Unidos foi a crise imobiliária do país. Enquanto a produção mundial de compensados cresceu média de 24% nos últimos dez anos, no Brasil caiu 23%.

Até 2007, os Estados Unidos era o principal destino dos compensados. Com a crise, foram ultrapassados por países como Alemanha, Reino Unido e Bélgica.

Mesmo com a expectativa de crescimento, as exportações podem ser influenciadas negativamente caso haja queda no câmbio. Para o setor o valor ideal do dólar é acima de R$ 2,40.

Fonte: Folha de S. Paulo / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO