Voltar

Notícias

09
abr
2014
(BIOENERGIA)
Programa de verificação de produto rastreia cadeia do carvão vegetal para a siderurgia
A Semana Plantações de Nova Geração NPG Study Tour foi aberta em Campo Grande, no Hotel Grand Park, com o objetivo de apresentar uma ferramenta de rastreabilidade da cadeia produtiva do carvão vegetal para uso na siderurgia.

Chamado de “Promove Carvão Sustentável”, a iniciativa faz parte de um programa de verificação do produto e tem a intenção de alcançar o desmatamento zero das empresas que a adotarem.

O programa foi criado no País em 2010. Ele é composto por diversas instituições e empresas e, segundo os organizadores do evento, vem ao encontro da necessidade do setor se mostrar cada vez mais adequado às novas tendências e padrões de sustentabilidade ambiental, social e legal.

Além da ferramenta, especialistas e representantes do setor florestal, produtores de carvão vegetal, aço e papel e celulose de 15 países, que estarão reunidos em Mato Grosso do Sul até sexta-feira, 11, para o evento, também vão discutir a integração do planejamento do uso do solo nas práticas florestais e agrícolas.

No decorrer da semana, os participantes seguem para visitas técnicas nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas – este último considerado a capital mundial da celulose.

O NGP Study Tour é promovido pelo WWF-Brasil, com apoio do WWF Internacional e Fibria, em parceria com Vetorial Siderurgia, Grupo Mutum, Diálogo Florestal, Embrapa Gado de Corte e Reflore MS.

É o primeiro Study Tour de 2014. Ano passado, o evento passou pela África do Sul e Chile. Atores florestais, agrícolas e da sociedade civil participam de um intercâmbio e troca de experiências – dessa vez, focado no Cerrado – sobre práticas e processos de participação pública.

Fonte: G1 - Agrodebate - Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO