Voltar

Notícias

09
abr
2014
(PAPEL E CELULOSE)
Porto do Itaqui espera crescer 10% na movimentação em cargas de celulose em 2014
Atingir um crescimento de mais de 10% com as novas fábricas, inclusive com a recém inaugurada fábrica da Suzano. Essa é a meta para este ano da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) estatal que administra o Porto do Itaqui, em São Luis, no Maranhão.

A empresa mantém o ânimo mesmo tendo registrado leve queda na movimentação de cargas em 2013. A movimentação de cargas em Itaqui totalizou 15,31 milhões de toneladas no ano passado, levemente abaixo dos 15,75 milhões de toneladas registrados em 2012.

De acordo dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Itaqui terminou o ano como o quinto maior porto organizado do Brasil em movimentação, atrás de Rio Grande no Rio Grande do Sul, Paranaguá no Paraná, Itaguaí no Rio de Janeiro e Santos, São Paulo.

A Emap mantém as esperanças de crescimento após o início das operações da fábrica de celulose da Suzano em Imperatriz, no Maranhão, com capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas por ano.

"Com a fábrica da Suzano já movimentamos um navio com 15 mil toneladas no início da semana e temos outro navio", disse Luiz Carlos Fossati, presidente da empresa.

O porto já passa por ampliação do trabalho com as construções do Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão), onde foram investidos 600 milhões de reais, o Armazém de Cobre com 107 milhões de reais e um projeto da Eneva para manuseio de carvão para termelétrica – 221 milhões de reais investido.

Segundo Fossati, a empresa possui uma meta ambiciosa para o porto no longo prazo, de elevar a movimentação a 150 milhões de toneladas em 20 anos. "Desde 2010 crescemos 10% ao ano. Este ano esperamos movimentar 17 milhões de toneladas", revela.

No segmento ferroviário, o porto é atendido pela Malha Nordeste e Estrada de Ferro Carajás, pela Companhia Ferroviária do Nordeste e Vale.

Fonte: MSN Notícias / Adaptado por CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs