Voltar

Notícias

04
abr
2014
(BIOENERGIA)
Europa inicia projeto que transformará resíduos de eucalipto em energia elétrica e térmica
O continente europeu é um forte produtor de eucalipto. Um exemplo é a Espanha, que atualmente conta com aproximadamente 760.000 hectares de terras ocupadas pela madeira. Mesmo com estes números que impressionam, pesquisadores e entidades do Velho Continente estão preocupados que as indústrias estão tendo um mau aproveitamento dos resíduos dessa árvore.

Observando esta tendência, foi posto em prática neste ano o projeto Life Eucalyptus Energy. Financiado pela União Europeia, o projeto tem como objetivo transformar estes resíduos de eucaliptos (folhas, ramos, madeira eliminada pela indústria, etc.), em energia elétrica e térmica por meio da pirólise – reação química usada para análises e decomposições.

Os pesquisadores espanhóis do centro tecnológico Cartif de Valladolid, Ana Urueña e David Díez, explicam melhor o funcionamento do projeto. “Trabalhamos há vários anos com o aproveitamento energético da biomassa. Temos desenvolvido projetos de pirólise nos quais se introduz a biomassa em um reator na ausência do oxigênio e também de gasificação. Foi observado que um dos pontos chave desta tecnologia é a limpeza do gás que é produzida na reação. Este gás tem uma alta concentração e pode ser usado para produzir energia elétrica através de um motor”, detalham.

O projeto têm uma duração de três anos, um orçamento de aproximadamente 1,7 milhões de euros e conta com a participação das entidades Asmadera (Associação Asturiana de Empresários Florestais e da Madeira), Ingemas, o centro tecnológico Cartif de Valladolid e a CPL Industries. Na previsão há ainda a construção até 2015 de uma planta piloto com uma capacidade de 105 kilovates elétricos. Ela ficará instalada na região asturiana de Tineo, na Espanha.

Fonte: Ecoticias Brasil / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO