Voltar

Notícias

24
mar
2014
()
Conheça os ganhadores do 1° Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal
Os premiados Rafael de Azevedo Calderon, Paula Bernasconi, Hycaro Mattos Silva, Rafael Carlquist Rabelo de Araújo e Christian Imaña. (Foto: Agência MMA)

A premiação de estudos em economia florestal marcou as comemorações do dia internacional das florestas na última sexta-feira, dia 21.

Realizada na sede da CNI - Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, a cerimônia premiou, ao todo, seis estudos e distribuiu R$28 mil entre os trabalhos vencedores.

O concurso foi lançado em agosto de 2013 e recebeu trabalhos até o dia 17 de janeiro. Foram inscritos oito trabalhos na categoria Estudante e 34 na categoria Profissional.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberam prêmios em dinheiro, em valores de até R$ 10.000. A avaliação dos estudos foi feita por uma comissão julgadora formada por reconhecidos profissionais e pesquisadores da área.

Um deles, o advogado Aldo De Cresci, da GCN Advogados, palestrou durante a solenidade. "Fiquei muito satisfeito com a qualidade dos trabalhos apresentados", ressaltou.

Conheça os trabalhos premiados:

CATEGORIA GRADUANDOS

1º Lugar: Uma Análise Econômica dos Contratos de Concessão de Florestas Públicas no Brasil Autor: Rafael Carlquist Rabelo de Araujo (Insc. Nº: 002G)

2º Lugar: Economia da Exploração Florestal: Estudo de Caso do Custo de Transporte Florestal no Município de Rio Branco, 2013 Autor: Hycaro Mattos Silva (Insc. Nº: 007G)

3º Lugar: Mercado de Lenha voltado ao Beneficiamento de Grãos e Tabaco na Região Centro-Noroeste do Rio Grande do Sul Autores: Tiago Felipe Schulte, Henrique Pinton Greff e Laura Hoffmann de Oliveira (Insc. Nº: 008G)

Menção Honrosa: Características da Oferta e da Demanda de Produtos de Base Florestal no Período Recente em Santa Catarina Autor: Mateus Rigo Noriller (Insc. Nº: 004G)

CATEGORIA PROFISSIONAIS

1º Lugar: A Tributação na Produção do Carvão Vegetal Autor: Christian Rainier Imana (Insc. Nº: 021P)

2º Lugar: Mercado de Produtos Florestais não Madeireiros na Amazônia Brasileira Autor: Rafael de Azevedo Calderon (Insc. Nº: 008P)

3º Lugar: Custo-efetividade Ecológica da Compensação de Reserva Legal entre Propriedades no Estado de São Paulo Autora: Paula Bernasconi (Insc. Nº: 010P)

Menção Honrosa: O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR): A Busca pela Extrafiscalidade Ambiental Promocional Autores: Stenio Max Lacerda e Maria Joana Alves da Silva (Insc. Nº: 034P)

Fonte: Painel Florestal, com informações do Serviço Florestal Brasileiro

Sindimadeira_rs ITTO