Voltar

Notícias

30
jan
2014
(QUEIMADAS)
Mais de 5,5 mil hectares de florestas foram atingidos por incêndios em 2013
Entre 2012e 2013, o número de incêndios florestais no Chile aumentou em 98%, saltando de 512 para 1.012. As informações da Corma, Empresa Madeireira do País, mostram que apesar do número de incêndios no país entre as regiões de Maule e Los Lagos quase ter dobrado, a área afetada aumentou 17 vezes, saindo de um patamar de 392,3 hectares, em 2012, para 5.521 hectares, em 2013.

"As empresas que fazem parte da Corma investem até US $ 35 por hectares na prevenção e combate aos incêndios florestais. Como um país, devemos aspirar a não ter mais incêndios florestais e investir mais na prevenção desses eventos, em vez de apenas combatê-los", comentou o presidente Corma, Fernando Raga.

De acordo com os dados da Corma, mais de 68,5% dos 2.013 incêndios florestais - o equivalente a 694 eventos – aconteceram na região do Biobío, que fica localizado a cerca de 400 km da capital do país, Santiago. Esta região abriga grandes sítios, como o da Arauco, que produz 1,02 milhão de toneladas por ano de eucalipto (BEK), para gerar celulose de fibra longa branqueada e kraft (BSK ), e a Nueva Aldea moinho, da CMPC, que gera 1, 49 milhões de toneladas por ano de celulose.

"Por enquanto, a coisa mais importante é aumentar a consciência da prevenção de incidentes, identificar aqueles que são responsáveis por tais eventos e relatá-los. No Chile os incêndios não ocorrem naturalmente - há sempre um componente humano, sendo a negligência, descuido ou má conduta, o que leva a grandes e irreparáveis prejuízos para o país", afirmou Raga .

Durante o final do ano, cerca de 2.200 hectares de plantações da Arauco foram atingidos por um incêndio que começou por volta do meio dia em 22 de dezembro. O fogo consumiu um total de 3.900 hectares e os bombeiros demoraram dois dias para controlá-lo.

Fonte: Risi - PPI Latin America

ITTO Sindimadeira_rs