Voltar

Notícias

06
jan
2014
(SETOR FLORESTAL)
Governo federal vai lançar pacote de estímulos para o setor florestal
Não há data prevista, mas o setor florestal receberá um pacote de estímulos no decorrer deste ano. Pelo menos é o que garante o Gerente de Projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Fernando Castanheira, que vem discutindo com empresários e produtores rurais ligados à silvicultura a implantação de uma Política Nacional de Florestas Plantadas.

De acordo com Castanheira, será por meio deste pacote de estímulos que o governo federal vai atrair investimentos dos fundos de pensão, até mesmo como forma de superar o parecer da Advocacia Geral da União (AGU), que restringe a compra de terras por estrangeiros. “Os fundos de pensão brasileiros e internacionais serão parceiros nestes investimentos de longo prazo”, acrescentou Castanheira.

O pacote de medidas estimulantes para o setor florestal deve chegar à Casa Civil ainda este mês e, em seguida, será encaminhado ao Congresso Nacional para ser votado e aprovado. Nele constam ainda velhas reivindicações dos produtores rurais, como redução da carga tributária, a implantação do seguro rural e da cédula de crédito florestal. “Construímos um conjunto de propostas que consiste em um anteprojeto de lei. Sem dúvida, 2014 fará a diferença”, disse Castanheira, que destacou o fato de o governo federal também está trabalhando na chamada “territorialização” de políticas, de acordo com a realidade de cada região.

Fonte: Painel Florestal - Elias Luz

Sindimadeira_rs ITTO