Voltar

Notícias

16
dez
2013
(MADEIRA E PRODUTOS)
Uso de eucalipto é alternativa para madeira ilegal na Bahia
Recentemente o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Militar Ambiental (CIPPA-BA), realizou uma fiscalização no povoado de Montinho, em Itabela no extremo sul da Bahia, visando averiguar e coibir o uso ilegal de madeiras nativas da Mata Atlântica.

Segundo o ICMBio, a produção e comercialização de artefatos de madeira com essências nativas da Mata Atlântica no local é amplamente conhecida. Lá se fabricam gamelas, farinheiras, tábuas de petisco e de cozinha, colheres, pilões, entre outros artefatos, de forma irregular. Há na região, o uso do eucalipto como alternativa legal ao uso de essências nativas, mas ainda representa pequena parte da produção.

Segundo a fiscalização do Ibama, há muito ainda a ser feito em termos de fonte de renda e em termos do comprometimento da população. "No entanto, ainda é necessário conscientizar o consumidor para não adquirir essas peças de madeira nativa", afirma Henrique Jabur, chefe de Fiscalização do Ibama.

Fonte: CicloVivo / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO