Voltar

Notícias

06
dez
2013
(PAPEL E CELULOSE)
Brasil deve ter queda nas vendas de celulose para a China
Segundo informações do colunista Milton Pomar, da Revista Amanhã, o governo central chinês está cortando todas as despesas, desde viagens internacionais até gastos de final de ano, como cartões de Boas Festas e calendários. Essa é uma sinalização importante da disposição dos novos governantes chineses de enfrentar os efeitos da redução do crescimento da economia do país.

Como o governo era tradicionalmente grande consumidor de impressos nessa época do ano, as gráficas em Beijing vivem uma situação inédita de crise. E por tabela, as milhões de toneladas de celulose que seriam consumidas na fabricação desse papel devem resultar em queda de vendas das empresas brasileiras do setor.

Contradição

Ao cortarem suas despesas, além de contribuir diretamente para a retração do mercado interno, os governos passam o recado de que o momento é de economizar, o oposto do que estimulam a população a fazer: gastar, acredita Pomar. Aprovadas em novembro, no 18º Congresso do Partido Comunista Chinês, as novas medidas são a resposta estrutural da China à crise mundial.

Fonte: Amanhã / Adaptado por CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs