Voltar

Notícias

22
nov
2013
(SETOR FLORESTAL)
Paraná conclui primeira fase do inventário florestal
O Paraná terminou a primeira fase do levantamento detalhado sobre quantidade e qualidade das florestas e será um dos primeiros estados a entregar o inventário. "A previsão é que até 2015 o Paraná tenha todo o diagnóstico das suas florestas", afirmou Daniel Piotto, gerente executivo do Serviço Florestal Brasileiro, na abertura do 2º Simpósio Nacional de Inventário Florestal que aconteceu de 18 a 20 de novembro.

O estudo foi incluído como parte do programa Bioclima Paraná e está analisando 550 pontos e uma área total de 4.352.000 metros quadrados de florestas. Os números apontarão a quantidade de espécies nativas e novas espécies, além de possíveis ameaças de extinção.

Diferente dos inventários feitos anteriormente no estado, que usaram imagens de satélite, este adota escala em tamanho real. O método é usado internacionalmente. É o mesmo usado, por exemplo, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para fazer um inventário das florestas do mundo todo. A análise da paisagem é feita pela Embrapa Florestas e a identificação do material botânico pelo Museu Botânico de Curitiba.

Fonte: MadeiraTotal / Adaptado por CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs