Voltar

Notícias

22
nov
2013
(SETOR FLORESTAL)
Abraf destaca as ações e conquistas no setor florestal no País
A vida começa e termina consumindo papel, na confecção das certidões de nascimento e óbito. Com esta afirmação, o presidente da Associação Brasileira de Reflorestadores (Abraf), Sérgio Alípio, iniciou sua participação no Tocantins Florestal, com uma palestra intitulada “Ações e conquistas da Abraf no desenvolvimento florestal brasileiro”.

Segundo Alípio, o Brasil tem solo, água, luz e gente qualificada para fazer do País um dos mais fortes no setor florestal do mundo. “A atividade florestal como indústria é recente e começou nos anos 70, com relações conflituosas pelas terras. Todas as evoluções se deram por demanda, que hoje se traduzem em parcerias”, lembrou Alípio. O setor florestal está presente em 1.100 municípios brasileiros e a maior parte deles está no interior dos Estados.

O setor florestal é de alto investimento e com grande retorno ambiental. De acordo com os dados da Abraf, o Brasil é uma referência mundial em termos de mão de obra qualificada, mas precisa aumentar a área plantada, que hoje se encontra em apenas sete milhões de hectares. Sérgio Alípio disse ainda que as empresas trabalham no desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo na biotecnologia e nanotecnologia. Essa inovação vai revolucionar a produção sustentável.

Até 2050 serão necessários mais 250 milhões de hectares florestas plantadas. “Abraf, Bracelpa e Abipa se uniram e criaram uma só associação com a finalidade de atender a todo o setor florestal. O lançamento oficial será em 2014, já existe estatuto, mas falta um nome forte”, disse Sérgio Alípio. O foco é aumentar o nível de competitividade das empresas brasileiras.

Fonte: Painel Florestal - Elias Luz

ITTO Sindimadeira_rs